Cultura realiza visita para conhecer turismo e atrativos em Gramado e Canela

Servidores conheceram também associação que regulamenta e incentiva artesãos

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cultura realiza visita para conhecer turismo e atrativos em gramado e canela
Divulgação

A tradicional cultura natalina e o forte como atrativo turístico das cidades de Gramado e Canela (RS) foram conhecidas de perto por servidores da Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde, na última semana. Participaram da visita oficial a secretária de Cultura, Luciana Bauer, e o coordenador de eventos, Junior Munhoz.

De acordo com a Secretaria, um dos novos desafios é que a pasta assume também esse ano a área de turismo, que ainda precisa ser explorada no município luverdense. “Fomos buscar referências em turismo, não só em cultura, mas na relação desses dois, que é muito importante no desenvolvimento da cidade”, pontuou a secretária Luciana.

Nos municípios sulistas, os visitantes encontraram uma gestão muito bem organizada nos setores turísticos e culturais. Em Gramado, por exemplo, além de uma autarquia destinada para tratar do turismo, a cidade conta ainda com duas secretarias distintas, de Cultura e Turismo.

Luciana conta ainda que, juntos, eles realizaram uma pesquisa sobre a gestão operacional para os preparativos natalinos, como ele nasceu, além de formas de transformar a economia criativa do município de uma forma que gere renda para a comunidade.

“Esse é um dos objetivos da gestão do prefeito Miguel de fazer uma forma de renda dentro do município pela economia criativa. Nos deparamos com uma gestão bem estruturada, que em sua totalidade vem atendendo as demandas daquele município.

Além disso, os servidores municipais também foram conhecer as técnicas por detrás da produção envolvendo o Natal, referências na realização de eventos e a relação com o turismo local.

A cidade também serviu para buscar informações sobre a comercialização dos trabalhos produzidos por artesãos locais, com a visita à associação que regulamenta e incentiva o trabalho desses profissionais. O objetivo, segundo a Secretaria, é construir um programa de desenvolvimento da economia criativa voltado ao artesanato em Lucas do Rio Verde e as possíveis tecnologias envolvidas nesse processo.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.