A Secretaria de Cultura e Turismo levou o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde para a 10ª edição do Show Safra, relizado na última semana, entre os dias 21 a 24 de março. Com o intuito de apresentar ao público a história do município, foram disponibilizados para visitação painéis contando a primeira narrativa histórica da cidade, sobre a pré-colonização.
A exposição foi realizada na entrada do auditório da Fundação Rio Verde de Pesquisa, onde recebeu inúmeras visitas de moradores e pessoas de outras regiões do estado, que participaram do evento. A primeira narrativa traz informações e imagens do período de pré-colonização da cidade, trazendo imagens do início dos trabalhos de asfaltamento da BR-163, entre Cuiabá-MT e Santarém-PA. A mostra apresenta também sobre a vida e as dificuldades enfrentadas pelos posseiros que ocuparam as terras luverdenses antes da chegada dos colonos, vindos de Ronda Alta (RS).
“A ideia de levar o museu para um evento de grande proporção, que é o Show Safra, se deu por sabermos que o local é visitado por muitas pessoas de diversas regiões de Mato Grosso e que muitas delas têm curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Lucas do Rio Verde, que é a cidade responsável por um dos maiores eventos do agronegócio do país”, comentou Oliveira Neto, coordenador do Museu Histórico.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, destacou a importância da parceria com a equipe da Fundação Rio Verde e agradeceu pelo apoio em mais um belo projeto apresentado ao público.
“Quando conversamos com os organizadores do Show Safra sobre a intenção de levarmos um pouco da nossa história e expormos no local, fomos muito bem recepcionados e compreendidos. Por isso, queremos agradecer a equipe organizadora por essa abertura dada à nossa pasta e agradecer também a nossa equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, que esteve empenhada tanto nessa iniciativa, quanto na apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem na abertura oficial do evento”, agradeceu a secretária Luciana.
O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde também está realizando a exposição da segunda narrativa histórica, na Escola Centro Educacional Piaget. A atividade faz parte do projeto Museu Itinerante, em que os alunos da instituição têm a oportunidade de saber sobre a colonização da cidade, como se formaram alguns dos primeiros assentamentos rurais e um pouco mais sobre o início da cidade.