Cultura estuda edital complementar para atender projetos no ‘Lucas em Casa’

De acordo com a Secretaria de Cultura, 45 projetos foram inscritos e 33 aprovados com recursos

Fonte: Da Redação

173292015 3918300781594218 4036210040177964592 n
Secretário interino de Cultura, Jackson Lopes, participa de reunião onde foram orientados artistas que tiveram propostas aprovadas no Lucas em Casa Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde estuda a abertura de um edital complementar para atender projetos culturais dentro do programa ‘Lucas em Casa’. A iniciativa foi tomada como medida de apoio a artistas luverdenses que foram afetados pela pandemia do coronavírus.

Foram cadastrados, no mês de março, 46 projetos, mas apenas 33 foram aprovados e seguem habilitados. O edital complementar tem o objetivo de ampliar o número de artistas atendidos em Lucas do Rio Verde.

“O edital era pra atender 45 propostas”, explicou o assessor administrativo da Secretaria de Cultura, Junior Munhoz. Ele acrescenta que o programa foi criado para atender projetos individuais, de 2 a 3 integrantes ou acima de 4 integrantes. Porém, foi observado que um segmento teve maior procura que os demais, por isso a ideia de abrir a possibilidade para que haja maior equilíbrio entre os segmentos contemplados.

“Estamos trabalhando junto ao Conselho (de Cultura) e vamos fazer uma nova resolução, um edital complementar, para beneficiar os que não conseguiram acessar o programa por conta da quantidade de vagas e receber propostas novas, daqueles que não conseguiram fazer a inscrição a tempo”, assinala.

Orientação

Esta semana, os artistas que tiveram os projetos aprovados participaram de uma reunião com o secretário interino de Cultura, Jackson Lopes, para orientar os profissionais nas apresentações que serão transmitidas pela internet nas próximas semanas.

“O projeto ´Lucas em Casa ´, além de levar entretenimento à população de forma segura via plataformas digitais, respeitando as normas sanitárias durante a pandemia, valoriza o profissional que depende da cultura para o sustento”, destacou Lopes.

Foram destinados aproximadamente R$ 120 mil para os projetos que foram selecionados pelo Conselho Municipal de Cultura.

Praticamente todos os segmentos culturais serão atendidos pelo programa: teatro, música, literatura, fotografia, entre outras manifestações culturais.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.