Cultura convida capoeiristas luverdenses para participar de mapeamento do Estado

A pesquisa visa desenvolver políticas públicas e a criação do Plano Estadual da Salvaguarda da Capoeira

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cultura convida capoeiristas luverdenses para participar de mapeamento do estado
Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde convida os capoeiristas do município para participarem do mapeamento que está sendo feito para identificar mestres, grupos e praticantes da capoeira em Mato Grosso. A pesquisa está sendo realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT), pela Federação Mato-Grossense de Capoeira e pelo Fórum de Capoeira de Mato Grosso.

Conforme a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o objetivo principal da proposta é utilizar as informações para desenvolver políticas públicas de fomento, preservação e valorização da prática cultural e esportiva no Mato Grosso, além de subsidiar a criação do Plano Estadual da Salvaguarda da Capoeira, que é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2008.

A pesquisa é online e está disponível através do link: https://formularios.cultura.mt.gov.br/index.php/793522?newtest=Y&lang=pt-BR

O mapeamento é dividido em quatro categorias: grupos, mestres, praticantes e pesquisadores da capoeira.

Dúvidas e informações podem ser tiradas pelo telefone (65) 3322-9904 ou através do e-mail francimario.santos@iphan.gov.br.
 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.