Na noite desta quinta-feira (22), os produtores culturais do município participaram da escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Nove representantes foram escolhidos em assembleia, realizada no auditório da Prefeitura.
O presidente do Conselho, Júnior Munhoz, deu início ao encontro e agradeceu a presença dos representantes. Logo na sequência, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, destacou a atuação do conselho no município, que é um trabalho voluntário e coletivo.
“O papel do Conselho é fundamental para o desenvolvimento da cultura dentro do município. Agradeço a todos que até aqui trabalharam e desenvolveram um trabalho incrível apesar das dificuldades. Agora, nessa nova fase, com essa nova lei e com esse novo regimento interno, a gente pretende dar mais versatilidade, deixar o conselho ainda mais arrojado, mais atuante, com mais representação”, ressaltou a secretária Luciana.
Participando do Conselho pela primeira vez, Iracema Doge será a titular representante da comunidade local. Para ela, é um privilégio poder contribuir com o seu trabalho e representar os mais jovens. “É uma honra poder estar aqui participando desse pleito e prestar mais do meu serviço. Nós já estamos prestando tutoria na parte da literatura, do cosplay, que é uma cultura nova em Lucas do Rio Verde, e queremos trazer ainda mais novidades. É muito importante ter a voz do público mais jovem, que trabalha com isso e às vezes não tem tanta representatividade, e abordar esses temas nas partes públicas e privadas, levando o conhecimento geral dessa cultura para a comunidade”.
Já na área das associações culturais, Solange Mattoso foi escolhida como suplente e representará também as artesãs do município. Ela está lisonjeada em fazer parte do trabalho coletivo. “É muito gratificante poder trabalhar e fazer algo pelo próximo. Estou mais feliz ainda em poder estar aqui depois de tudo que passei. Vou dar o meu máximo para fazer um excelente trabalho e contribuir com melhorias na cultura”.
O objetivo principal do Conselho Municipal de Políticas Culturais é garantir mais representatividade dos diversos setores culturais do município, por isso a importância dos membros serem atuantes na cultura de Lucas do Rio Verde.
A nova composição do conselho faz parte da atualização da Lei nº 3.391/2022, que acrescentou duas vagas, tornando o conselho uma entidade composta por 12 membros, sendo um titular e um suplente para cada segmento. As nove vagas preenchidas são voltadas para sociedade civil organizada e somarão às demais cadeiras já existentes.
Confira os nomes dos novos membros:
Artes visuais: Luiz Valotta (titular) e Weidson Cardoso (suplente)
Artes plásticas: Ley Magalhães (titular) e Lucileni Ribeiro (suplente)
Música: Givanildo Sá (titular) e David Silva (suplente)
Comunidade local: Iracema Dose (titular) – suplente a ser definido pelos membros do Conselho em reunião
Associações culturais: Jorge Sepúlveda (titular) e Solange Mattos (suplente)