Somente no ano passado mais de 5 milhões de usuários tiveram suas contas no aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp clonadas no Brasil.
Não diferente, em Lucas do Rio Verde constantemente diversas pessoas procuram a Delegacia Judiciária Civil para registrar boletim de ocorrência, comunicando que foram vítimas desse tipo de crime.
Os golpistas usam de diversas artimanhas para conseguir acessar a conta dos usuários, que muitas vezes desatentos informam ao criminoso o código recuperação do WhatsApp que recebeu por SMS, e partir daí, o suspeito consegue ter o controle do aplicativo.
Com os dados a sua disposição, o criminoso mantem conversa com diversos contatos se passando pela vítima e solicita dinheiro emprestado ou até mesmo informações sigilosas dos demais usuários.
Na tarde desta quinta-feira (15), por exemplo, um golpista manteve contato com um dos administradores dos grupos de WhatsApp do portal CenárioMT.
Para tentar conseguir o código de recuperação do aplicativo de mensagem, o golpista manteve a seguinte conversa:
Para evitar cair em golpes parecidos, o usuário deve ficar atento e jamais enviar código que recebe por SMS para pessoas desconhecidas. Outra maneira de evitar que seu WhatsApp seja clonado é a ativação da verificação em duas etapas, para isso, basta ir até a configuração do aplicativo e em PRIVACIDADE, ativar CONFIRMAÇÃO EM DUAS ETAPAS.
Em recente entrevista à imprensa, os delegados Marcello Henrique Maidame e Eugênio Rudy, comentaram sobre os golpes.
Assista: