Cerca de 60 crianças passaram por instrução de salvamento aquático em Lucas do Rio Verde (MT). A instrução foi ministrada por militares da 13ª Companhia Independente de Bombeiros.
A ação, que aconteceu na piscina da escola municipal Olavo Bilac, faz parte da 11ª edição do Programa Bombeiros do Futuro.
Nesta edição, 60 crianças foram instruídas sobre a adaptação em meio líquido, contemplando técnicas de resgate com rescue tube, bóias, flutuabilidade, posição lateral de segurança, riscos e perigos no meio líquido. As instruções práticas foram de 04 horas, divididas em três oficinas: Submersão; Flutuabilidade e oficina de Resgate Aquático.
“Entretanto antes das práticas todos os alunos realizaram técnicas de alongamento, aquecimento, a fim de prevenir lesões e ensinar-lhes a correta prática do exercício aquático. Essa fase de instrução é uma das mais importantes do projeto, pois fomenta a prevenção ativa e reativa da Campanha Nacional da SOBRASA, visando com o projeto à multiplicação do conhecimento das técnicas preventivas do Afogamento e diminuir a porcentagem de mortes no meio líquido”, avaliou Cabo BM Alexsandre Silva, um dos instrutores.
De acordo com estudo realizado pelo Doutor David Szpilman, 15 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo essa a principal causa de morte em crianças de 1 a 9 anos. “Deste modo as instruções práticas atuam efetivamente em prevenir para salvar e educar para não afogar”, completou Silva.
Participaram da instrução: Cabo BM Alexsandre Silva; Sargento BM Durães; Sargento BM Kleidiane; Soldado BM Paulo César; Soldado BM Santos e Soldado BM Meneses.