Para ampliar o debate sobre a violência de gênero, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, através do Creas, iniciou o projeto “Precisamos Falar”, que consiste em grupos reflexivos que debatem a respeito da violência contra a mulher, em alusão à Campanha Agosto Lilás. O ponto crucial do projeto é o público-alvo: homens.
O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (12) e contou com a participação de 26 homens de diversas idades.
“Achamos importante ampliar a discussão da violência de gênero para outros setores da sociedade a fim de conscientizar um número cada vez maior de pessoas para lutar contra as altas taxas de feminicídio”, enfatiza o coordenador do Creas, Williton Martinelli.
O projeto consiste em três encontros de até 50 minutos onde são discutidos temas como: papel de gênero, machismo, mudanças de paradigmas, relacionamento abusivo, rede de proteção à mulher, entre outros.
Inicialmente foi aplicado um questionário com os participantes e depois uma dinâmica em que eles colocavam no papel quais características definem um homem e uma mulher. Por fim, ocorreu a discussão sobre os temas propostos com pontuações feitas pelos participantes.
“Esperamos que esses grupos gerem reflexões e que a longo prazo possam se efetivar com a mudança de comportamento em nossa sociedade”, analisou Daniely Hurtado de Arruda, assistente social.
Os próximos encontros terão as datas divulgadas em breve. Empresas que queiram desenvolver o projeto junto aos funcionários, devem procurar a coordenação do Creas para acertar os detalhes como local e data.
O Creas de Lucas do Rio Verde está localizada na Av. Bahia, bairro Jardim das Palmeiras. Telefone: 3548-2565.