A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde promoveu, na noite desta sexta-feira (19), uma ação especial para vacinar contra Gripe (crianças menores de 6 anos e grupos prioritários), Covid-19 (crianças menores de 5 anos e grupos prioritários) e de rotina (conforme calendário nacional).
O objetivo da ação foi oportunizar um horário diferenciado, fora do horário comercial, aos pais e responsáveis para que levassem as crianças para serem vacinadas. Ao todo, mais de 252 doses foram aplicadas e 181 pessoas foram atendidas.
A supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann pontua que foi uma ação importante. “Enfatizo a necessidade da vacinação, pois estamos com a circulação da influenza em nosso município, causando grande procura às unidades de saúde pelos sintomas que ela causa. A meta de vacinação das crianças, gestantes, puérperas e idosos ainda está em 15%, e são as pessoas que mais precisam desta proteção. Nossas unidades continuam abertas em horário normal para atendimento e vacinação”, explica.
Importante salientar que as vacinações continuam a ser realizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
Grupo prioritário da Gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Trabalhadores da Educação;
Idosos com 60 anos ou mais;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Indígenas vivendo fora de terra indígena
A vacina é somente contraindicada para menores de seis meses de idade e para pessoas com histórico de reações alérgicas e anafilaxia grave a doses anteriores.
Grupo prioritário da Covid-19:
Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.
Caderneta em dia
Manter o calendário vacinal em dia é importante para garantir proteção à saúde de todos e evitar a volta de doenças que já não fazem mais parte do cotidiano, como a coqueluche, sarampo, paralisia infantil e até mesmo a Covid-19, na forma mais grave da doença.
Lucas do Rio Verde conta com vacinas para todas as etapas da vida: criança, adolescente, adulto e idoso, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). O Município possui 15 salas de vacinas, além de duas no setor rural.