O município de Lucas do Rio Verde deverá seguir o exemplo do Governo do Estado e tornar facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. Ontem, o governador Mauro Mendes editou decreto flexibilizando o uso de máscaras que foi adotado em 2020 em razão da pandemia de Covid-19. No decreto, que foi publicado hoje, o governo delegou aos municípios manter ou não obrigatório o uso do acessório.
De acordo com o prefeito Miguel Vaz, o município já estava debatendo a flexibilização do uso de máscara. Segundo ele, ainda esta semana seria anunciada a decisão de tornar facultativo o uso, seguindo exemplos de Nova Mutum e Sorriso.
“Como a notícia do Governo do Estado já saiu ontem, da não obrigatoriedade, então automaticamente a população já está desobrigada ao uso de máscara. No entanto, a gente deve fazer ainda um decreto pra reforçar isso, tornar facultativa, ou seja, usar máscara. Quem quiser usar máscara, tudo bem as pessoas, fiquem livres pra cada um saber o que fazer se usa máscara ou se não usa”, declarou.
Questionado se a proximidade da realização do Show Safra, evento que vai atrair visitantes de varias regiões do país, poderia ser um complicador, Vaz disse acreditar que não.
“O Show Safra é um evento que não aglomera pessoas, porque é um espaço aberto, ventilado, um espaço enorme de área e também temos que levar em consideração que os números do Brasil são extremamente baixos já. Então a situação é muito bem controlada. Não vejo risco nenhum de a gente seguir assim, sendo facultativo. O Show Safra vai acontecer normalmente e será grande evento nacional nesses próximos dias”, acrescentou.
Boletim
O boletim Covid divulgado nesta segunda-feira à tarde informou o registro de novos 4 casos positivos da doença, elevando para 53 o número de casos ativos.
Desde o início da pandemia, Lucas do Rio Verde contabilizou 22.525 casos confirmados. Ao longo deste período, foram 217 óbitos provocados ou com complicações causadas pelo coronavírus.
O último óbito foi informado ontem. O paciente, com resultado positivo para Covid-19, tinha 88 anos, era hipertenso e estava com sequelas de AVC. O homem foi internado no Hospital São Lucas em 25 de janeiro e transferido para UTI do Hospital Regional de Nova Mutum cinco dias depois.
Internações
Até a tarde de ontem, havia 4 pessoas internadas, todas em UTI Covid.