As medidas básicas de prevenção ao coronavírus voltarão a ser cobradas em Lucas do Rio Verde. Representantes das forças de segurança e do município participaram de uma entrevista coletiva onde foram anunciadas medidas para conter o avanço da pandemia. Nos últimos dias o número de casos positivos aumentou de forma assustadora.
Coordenados pela Secretaria de Segurança e Trânsito, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar vão atuar no cumprimento das medidas básicas de enfrentamento a Covid-19.
O foco das ações será o cumprimento das medidas mais básicas de prevenção. Entre elas está o uso de máscara corretamente, distanciamento social e higienização de mãos. Deverão ser visitados ambientes em locais com maior circulação de pessoas, como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
“Vamos fazer uma atuação de orientação. Não existe nenhuma orientação de restrição e de número de pessoas frequentando bares, boates e etc. Mas é importante que as pessoas colaborem pra isso”, assinalou o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes.
Um plano de ação deverá ser traçado pelos representantes de forças de segurança para atuar junto à comunidade luverdense.
“Nós não queremos aplicar nenhuma medida restritiva nesse momento, até porque o decreto estadual vigente mantém apenas o uso de máscara e álcool. Contamos com a colaboração da sociedade para que as pessoas assumam a responsabilidade de tomar os cuidados mínimos de proteção”, pontuou o prefeito Miguel Vaz.
Situação de emergência
Nesta terça-feira (25), prefeito Miguel Vaz assinou Decreto Municipal que declara situação de emergência para fins de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e surtos de síndrome gripal em Lucas do Rio Verde.
A medida foi tomada considerando o aumento significativo dos casos de influenza no município e em todo o território brasileiro, bem como o reconhecimento da pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do recente aumento de casos de Covid-19 confirmados.
Conforme o decreto, a situação de emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional.
A Prefeitura informa que as medidas previstas no decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.