A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde fez nesta quarta-feira (22) a distribuição de cartilhas que serão utilizadas no atendimento a alunos autistas. Os coordenadores de escolas da rede municipal participaram de uma reunião no Centro de Formação.
A assessora pedagógica da educação especial, Cristiane Garcia, disse que a distribuição da cartilha ‘Autismo, sonho de menino’ é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A adoção da cartilha busca esclarecer vários pontos a respeito do autismo, principalmente em relação a aprendizagem. “Dos caminhos que essas crianças levam para a aprendizagem, comprovar que realmente é possível quando a gente entende como o ser humano aprende”, explica.
Conforme a assessora, a detecção da sindrome autista tem sido mais precoce, graças às informações que são difundidas, principalmente pela internet. Isso refletiu na presença de alunos na rede de ensino. Apesar do aumento de casos, ainda há situações novas para compreensão da comunidade.
“Então, é uma situação que nós estamos ainda aprendendo a lidar. E com a abertura que as escolas estão dando, com a informação que os professores estão tendo e com a formação constante, essas crianças parecem que estão se sentindo mais à vontade dentro da rede municipal de educação”, pontua.
A formação contínua feita pelos profissionais tem garantido um atendimento mais adequado aos alunos autistas. “Até um tempo atrás, o que a gente percebia em educação era o professor buscando o como ensinar. Hoje a nossa preocupação enquanto educadores é entender como se aprende, não só a criança com autismo”, disse.
Cristiane avalia que as pessoas têm formas diferentes de aprendizado. “Nós não aprendemos do mesmo jeito, nós não temos o cérebro igual. Somos diferentes e isso é o que nos torna únicos”, ressalta.