Alunos associados da Cooperativa Escolar da Escola Municipal Olavo Bilac (OlavoCooper), de Lucas do Rio Verde, apresentaram nesta quinta-feira (09), ações realizadas através de oficinas e a utilização do jogo da Cooperlândia, com objetivo de vivenciar os princípios do cooperativismo, de forma on-line para equipe do Programa Cooperativas Escolares da cidade de Viamão, do estado do Rio Grande do Sul, durante evento nacional.
Os estudantes Kamilly Beatriz Elias de Souza, 1ª secretária e Julio Daniel Pereira Mello, atual vice-presidente da OlavoCooper eo ex-presidente Ariel Ferreira Pires dos Santosparticiparam da ocasião.
A professora orientadora Marta Brizzola, acompanhou os alunos no evento e ressaltou a importância do Programa na vida destes adolescentes, que além das formações, possibilita o protagonista se preparar para o mundo do trabalho.
Para a coordenadora local, professora Natalia Górtz, o Programa Cooperativas Escolares veio para ficar. “Estamos felizes com a participação dos associados. O Programa Cooperativas Escolares ensina sobre o trabalho em equipe e educação financeira. Esse é um modelo que segue princípios do cooperativismo como adesão voluntária dos associados, gestão democrática, cooperação, autonomia e interesse pela comunidade. Pois, a vivência do cooperativismo nos mesmos moldes também pode ocorrer no ambiente escolar”, especificou.
Em Lucas do Rio Verde há quatro Cooperativas Escolares: Cecicoop (Escola Cecília Meireles), Coração Valente (Escola São Cristóvão), OlavoCooper (Escola Olavo Bilac) e Coopereça (Escola Municipal Eça Queirós. Todas elas têm o apoio da Secretaria de Educação em parceria com o Sicredi Ouro Verde.