Uma nova escola municipal será construída no bairro Bandeirantes, por meio de um convênio com o Governo do Estado e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A assinatura do termo foi feita na manhã desta terça-feira (28), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com a presença do prefeito Miguel Vaz, a secretária de Educação do Município, Elaine Benetti Lovatel, e autoridades do Estado, como o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
A nova escola tornará o trajeto de estudantes da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, moradores do Parque das Emas e bairro Bandeirantes, mais seguro, já que não será mais necessário realizar a travessia da BR-163 para ir até uma unidade de ensino municipal.
A construção de mais de 3 mil m² deve contar com 13 salas de aula, sala de reforço, sala de apoio, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala maker para oficinas de robótica, laboratório, biblioteca e sala de conferência. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões, a ser transferido para o Município.
O prefeito Miguel Vaz pontua que o ambiente de ensino é fundamental para despertar ainda mais o interesse do aluno no aprendizado, além de garantir boas condições de trabalho aos servidores da educação, refletindo na produtividade de ambos os lados.
“Temos que olhar para o aluno, que ele queira vir para a escola, se sinta em um ambiente agradável, confortável, aconchegante, e também para os profissionais da educação, os professores e os servidores de apoio. Eles precisam ter um espaço agradável para se sentirem bem lá. Com isso garantimos mais qualidade de vida e mais resultados na educação”, destacou o chefe do Executivo.
Miguel destaca ainda que um dos objetivos é tornar Lucas do Rio Verde ainda mais referência em educação, não só por meio de novas construções, mas com investimentos e melhorias nas unidades escolares existentes e também para os servidores já atuantes.
“Nossa cidade tem sido referência em educação, apesar da pandemia, nossos indicadores em educação são muito bons. Queremos continuar nessa linha e com qualificação continuada para os professores. Prédios bons e com boa ambiência impactam positivamente nos resultados”, apresentou o prefeito.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine, o formato de convênio possibilita que o município consiga monitorar melhor a obra, acompanhar o andamento dos trabalhos. A partir de agora, o Município trabalhará na licitação da obra, a ser lançada em fevereiro.
“Estamos fechando o ano na área da educação com essa assinatura, muito importante para essa região do Bandeirantes, que não tinha escola municipal. É um recurso a mais que vem para o município para a construção dessa escola, que em 2023 estará funcionando e melhor atendendo a população, com estrutura muito agradável e possibilidade de ampliação nos próximos anos”, destacou Lovatel.
Além de Lucas do Rio Verde, outros convênios também foram assinados nesta data entre Estado e prefeituras de Mato Grosso, destinando um total de R$ 251 milhões em investimentos na Educação.