O dito popular de que prevenir é melhor que remediar é uma base também para os princípios da administração pública. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Gerência de Controle Interno, estuda a ampliação do sistema de gestão de riscos para melhorar o resultado dos processos realizados interna e externamente no Município.
De acordo com a Controladoria, o trabalho desempenhado para a gestão de riscos consiste em analisar, verificar, avaliar e monitorar riscos ou ameaças que possam impactar os negócios de uma organização, um departamento, setor ou atividade.
Desde 2015 a administração pública de Lucas do Rio Verde realiza a gestão de riscos em seis grandes áreas, sob orientação do Tribunal de Contas de Mato Grosso, são elas: Logística de Medicamentos, Merenda Escolar, Gestão Financeira, Frota Municipal, Aquisições Públicas e a Nível de Entidade.
A gestão de riscos confere ao setor público cada vez mais qualidade e agilidade no atendimento às demandas da população. Por este motivo, o Município vem trabalhando para implantar este processo nas demais áreas da administração pública, seguindo os preceitos estabelecidos pelo Governo Federal, além do já citado TCE-MT.
A Controladoria Interna vem desenvolvendo uma metodologia prática e de fácil aplicação nas atividades do dia a dia do servidor. Inicialmente o método será aplicado no próprio setor, para facilitar a orientação da gestão de riscos nos demais setores da prefeitura.
Durante o ano, o departamento realizou capacitações com os servidores municipais para assegurar a boa gestão dos recursos públicos e apoiar o controle na fiscalização dos atos administrativos. Um dos objetivos é a implantação de uma política de gestão de riscos, além da criação de um comitê de gestão de riscos, que possa garantir a transparência na execução dos processos.
O adjunto de Controle Interno, Rudimar Paulo Rubin, avalia que a gestão de riscos é uma forma de modernizar o trabalho realizado pela municipalidade, além de refletir diretamente na melhora dos serviços ofertados à população.
“Estamos nos preparando, a Controladoria Interna, pois vimos como uma questão de suma importância, assim como o prefeito Miguel Vaz também vê. Chegou o momento de implantarmos em todas as secretarias a gestão de riscos. Vamos elaborar uma política de gestão de riscos para que isso venha a acontecer, além da comissão, que vai orientar, capacitar esses setores junto à Controladoria do Município. Isso tudo tem um único objetivo, que é prestar um bom serviço à população, com qualidade e agilidade”, assegurou Rudimar.