O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde registrou nesta semana, um incêndio em um dos contentores da coleta seletiva do município, no bairro Jaime Seiti Fujii. A primeira desconfiança é de que pode ter havido descarte irregular de material inflamável, e a segunda, o possível vandalismo, uma vez que o contentor laranja (resíduo úmido) foi consumido pelo fogo.
“É lamentável mais uma vez, presenciar uma nova depredação com um material que é tão importante para o sistema da coleta de resíduos de Lucas do Rio Verde. Vale lembrar que, a coleta seletiva é o sustento de muitas famílias luverdenses. Além disso, o contentor reduz a proliferação de doenças, o descarte incorreto, consequentemente mantendo a nossa cidade mais limpa”, disse o coordenador de resíduos, Jailton Marques.
Com base no último processo licitatório, a depredação do material acabou ocasionando um prejuízo de R$ 1.935 para a necessidade de um novo contentor.
“Estes contentores pertencem à sociedade, é um patrimônio público e precisamos que todos ajudem a cuidar e a conscientizar para que eles não sejam danificados”, declara o diretor do Saae, Mauricio Fossatti.
No caso de qualquer eventualidade com os contentores, o cidadão pode denunciar por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia (65) 3549-7700.