A construção de um abatedouro de ovinos e bovinos foi pauta de reunião, na manhã desta quinta-feira (17), no Paço Municipal, entre o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o deputado estadual Gilberto Cattani e a vereadora Sandra Barzotto.
A proposta é que o abatedouro fortaleça a cadeia interna e atenda a Agricultura Familiar de Lucas do Rio Verde e região. Atualmente, os produtores luverdenses se deslocam até Sinop para realizar o procedimento.
O deputado ainda citou a regionalização da cadeira produtiva. Sorriso já possui um abatedouro de aves, em Nova Mutum a intenção é a construção de um abatedouro de peixes e, em Lucas, ovinos e bovinos. “Com isso, a gente regionaliza todas essas três cadeias produtivas para que o pequeno produtor tenha onde desovar sua produção”, disse o deputado estadual.
“Essa linha de trabalho é extremamente importante e combina com o nosso plano municipal que é fortalecer a agricultura familiar”, destacou Miguel.
A construção do abatedouro luverdense deve ser viabilizada por meio de emenda do deputado Cattani, do senador Wellington Fagundes, além de contrapartida do Governo do Estado e do Município.