Conselho Municipal de Políticas Culturais inicia as atividades de 2023

Primeira reunião ordinária tratou sobre oitivas com a sociedade na construção das políticas culturais e propostas para atualização de leis

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

conselho municipal de politicas culturais inicia as atividades de 2023
Ascom Prefeitura/Janderson Kavano

Com o objetivo de garantir mais representatividade dos diversos setores culturais luverdenses e discutir as expectativas para 2023, o Conselho Municipal de Políticas Culturais realizou a primeira reunião ordinária do ano. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira (06), na Casa dos Conselhos.

Atuando agora como presidente do conselho, a secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, Luciana Bauer, avaliou positivamente a reunião e agradeceu a presença e o comprometimento dos membros.

“É um momento muito importante para classe artística de Lucas do Rio Verde porque este é um conselho que atua em diversos setores, traz para a mesa discussões importantes para o desenvolvimento, o acompanhamento e fiscalização das políticas públicas. A reunião foi muito produtiva, nós organizamos o nosso ano, discutimos estratégias de ações, de participação, de crescimento e atuação do conselho, entendendo as suas responsabilidades e preparando os membros tecnicamente para que entendam a importância que terão nesse processo”, pontuou Luciana.

Entre os assuntos discutidos pelos conselheiros estavam a atualização da Lei nº 3.205/2021, que dispõe sobre a criação e implementação do Sistema Municipal de Cultura, a importância das oitivas com a sociedade na construção das políticas culturais e a Lei Complementar nº 195/2022, que trata sobre os recursos ao Fundo Nacional da Cultura (FNC).

Além disso, foram apresentados aos membros presentes o relatório anual 2022, a aprovação do calendário de reuniões e o resultado da consulta pública para aplicação da Lei Paulo Gustavo. Nas próximas semanas, os produtores culturais serão convocados para a apresentação do resultado da pesquisa que foi realizada online entre dezembro e janeiro para coletar propostas de como os recursos deverão ser aplicados no município.

O conselho também indicou nomes para ocupar dois cargos de suplentes, na área das associações culturais e da música. Com a saída de Jorge Sepúlveda (associação cultural), a suplente em exercício, Solange Mattoso, tornou-se a nova titular. Já para substituir o suplente David Silva (música), cinco nomes foram indicados e serão votados na próxima reunião.

Confira os nomes dos membros atuais:

Artes visuais: Luiz Valotta (titular) e Weidson Cardoso (suplente)

Artes plásticas: Ley Magalhães (titular) e Lucileni Ribeiro (suplente)

Associações culturais: Solange Mattoso (titular) – suplente a ser definido pelos membros do Conselho em reunião

Comunidade local: Andrômeda Surak Doge (titular) e Ronaldo da Silva (suplente)

Música: Givanildo Sá (titular) – suplente a ser definido pelos membros do Conselho em reunião

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.