Pensando nas atividades de planejamento e desenvolvimento voltadas à habitação, a Secretaria de Assistência Social tomará frente das ações projetadas para o setor, presidindo o Conselho Municipal de Habitação.
O Conselho é uma estrutura formada por 10 membros, composto pela sociedade civil, como Ordem dos Advogados do Brasil, Associação de bairros, segmento empresarial, Poder Executivo e Legislativo. Atuam fazendo a interlocução entre a administração municipal e a população, garantindo que haja implementação das políticas públicas voltadas para a Habitação. Atua também na fiscalização e acompanhamento dos projetos e programas habitacionais desenvolvidos pelo Município.
Atualmente, as principais atividades estão sendo direcionadas ao Programa Habitacional do Residencial Vida Nova II, que possui 350 moradias em fase final (71% concluídas). O programa é destinado às pessoas com renda familiar de até R$ 1.800,00, sendo prioritário aos idosos (3% das unidades habitacionais) e deficientes (3%).
O papel da Assistência Social dentro do Conselho Municipal de Habitação será de garantir aproximação e melhor atendimento das famílias e pessoas com maior vulnerabilidade social, o que atende os princípios do interesse da comunidade.