As cinco conselheiras titulares eleitas no pleito realizado em outubro do ano passado participaram da cerimônia pública de posse em Lucas do Rio Verde. O ato, que contou com presenças de autoridades e familiares das conselheiras, aconteceu na noite desta quinta-feira (11) no auditório dos Pioneiros.
Antes de receberem os diplomas e cópia do Estatuto do Servidor, cada servidora pode agradecer, de forma pública, os votos recebidas durante o pleito e o apoio de familiares e amigos para serem eleitas para o mandato 2024/2027.
“É motivo de muita alegria. A gente chegou agora e com muita expectativa”, disse Walquiria Iraci Arruda da Silva. “Creio que serão 4 anos de muito trabalho, com certeza, mas muita cumplicidade, que é o que a gente quer, um parceria. Vai dar tudo certo”, completou.
Também foram diplomadas Inácia Maria de Oliveira Marim, Naiara Ribeiro Cáceres, Liliane Geller e Eulina de Almeida da Silva.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Geiciele Alvez de Oliveira, lembrou que crianças e adolescentes são citados na Constituição Federal como absoluta prioridade. Ela destacou a preocupação da administração em viabilizar as condições para o desenvolvimento da atividade. “Que os conselheiros tutelares possam desempenhar um bom trabalho. Eles precisam de estrutura à disposição deles, assim como um carro, como um bom lugar, assim como um bom salário”, reconheceu.
Geiciele também citou que o pleito realizado em outubro último foi importante para eleger todos os candidatos que ficam como suplentes, ficando à disposição, caso as titulares precisem se ausentar. “Para que não aconteça, como aconteceu na gestão passada, que caso alguma, ela tem algum atestado que seja por maior tempo, nós não conseguimos fazer em tempo hábil esse processo de de suplementar”.
A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, também citou as dificuldades enfrentadas pelo Conselho Tutelar na eleição anterior. “Estávamos trabalhando nos últimos anos apenas com 3 por falta de chamar, não tínhamos mais quem chamar e agora, felizmente, então as 5 vão estar atuando”, assinala.
Janice cita ainda que o Conselho Tutelar é autônomo, embora esteja vinculado à Secretaria de Assistência Social. “É um trabalho árduo, mas eles vão contar com toda a equipe da Assistência Social, assim como eles podem contar com os membros do Conselho dos Direitos da Ariança e do Adolescente”.
A delegada Ana Terra participou da cerimônia de posse. Ela pontuou que Conselho Tutelar e Polícia Civil atuam de forma conjunta com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes. “Com essas novas conselheiras nós teremos aí uma continuidade dos trabalhos, pensando sempre no melhor interesse dos menores. Só tenho a desejar boas vindas às conselheiras e colocar a delegacia à disposição. Nós temos que trabalhar em conjunto na maioria dos casos e acaba é tendo esse contato. É muito importante essa integração”.
O prefeito Miguel Vaz também desejou boa sorte às conselheiras empossadas, destacando a importância do trabalho do Conselho Tutelar numa cidade bastante promissora. “É uma missão desafiadora, porém, uma causa nobre”, disse. “Os novos conselheiros vão assumir um grande compromisso com a sociedade, com as crianças e com os nossos adolescentes. Então espero que ande tudo bem e que elas, evidentemente, possam contar com o nosso apoio, com apoio do Poder Executivo”, declarou.