Conheça o Programa Saúde na Escola de Lucas do Rio Verde

Objetivo é contribuir para a formação dos estudantes luverdenses, com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

whatsapp image 2021 10 19 at 10.05.19

Escolas das redes municipal e estadual de ensino recebem o Programa Saúde na Escola (PSE), em Lucas do Rio Verde. O programa, que é uma parceria do Governo Federal com o Município, tem o objetivo de encontrar e tratar problemas de saúde, tudo desenvolvido por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação da cidade.

Mais de 9 mil estudantes de 15 escolas, sendo 12 municipais e 3 estaduais, participam das atividades do programa. De acordo com a coordenadora da Educação, Andréia Braciol, a escolha das escolas é feita pelo Ministério da Saúde.

O coordenador de Atenção Básica do município, Alex Brito, explica o desenvolvimento das ações. “Desenvolvemos ações de prevenção e de promoção à saúde, descritas pelo Ministério da Saúde. São ações, por exemplo, relacionadas à carteira de vacinação, dengue e Covid-19, feitas em parceria com todos os coordenadores, tanto da odontologia como também da rede psicossocial e da atenção epidemiológica”.

Ainda segundo o coordenador, o intuito do programa é sanar as dúvidas, estimular algumas práticas, principalmente de atividade física, e também reduzir a desnutrição. “Alguns estudantes já avaliados foram encaminhados para a Central de Regulação. E outros estão sendo acompanhados pela equipe do Nasf, que é o Núcleo Ampliado de Saúde da Família”, completou.

As equipes de saúde bucal, em parceria com os diretores das escolas, fazem atividades de orientação em geral nas unidades escolares. “Normalmente, há entrega de kit escovação para algumas faixas etárias e também uma avaliação da saúde bucal dos alunos”, disse o coordenador de Saúde Bucal do município, André Castro.

O Programa Saúde na Escola é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Entre as ações realizadas no programa estão:

• Combate ao mosquito Aedes aegypti;
• Promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
• Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
• Prevenção das violências e acidentes;
• Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
• Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
• Verificação e atualização da situação vacinal;
• Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
• Promoção da alimentação saudável;
• Cultura da paz e cidadania e direitos humanos;
• Direito sexual e reprodutivo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.