Para evitar que os consumidores com débitos tenham o fornecimento de água interrompido imediatamente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde implantou, desde agosto do ano passado, a Campanha Corte Amigo.
A ação tem como objetivo conscientizar a população luverdense para o pagamento em dia das contas, evitando o corte efetivo. “O morador ou proprietário que possuir alguma fatura em aberto poderá ter o Corte Amigo realizado”, explicou o assessor jurídico da autarquia, advogado Marcos Woicichoski.
A Campanha consiste na colocação de um adesivo de aviso, lacrando o registro da água, de modo que o próprio consumidor possa retirá-lo, sem prejuízo de abastecimento.
Depois disso, é dado o prazo de até seis dias corridos para o comparecimento na sede do Saae, localizada na rua Catuípe, número 1889, bairro Rio Verde, para regularização dos débitos atrasados. Caso o consumidor não regularize a situação no período estipulado, terá a interrupção efetiva do fornecimento de água.
De acordo com o Saae, desde o começo da campanha, foram colocados 2.623 adesivos de alerta e calcula-se uma redução de 73% nos cortes no fornecimento de água em Lucas do Rio Verde.
O Corte Amigo também evita que o consumidor pague a mais com taxas de serviços de religação, que hoje custam R$ 30.