A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde realizou no dia 05 de novembro a III Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Município com o objetivo de debater a garantia do processo democrático, respeito à autonomia juvenil, pluralidade e representatividade dos segmentos sociais relacionados à juventude.
Os temos abordados foram: discussão serão: Diversidade e Gênero; A influência das redes sociais na participação social; Saúde Mental; Educação: Projeto de vida e trabalho e Sustentabilidade e Meio Ambiente.
“As discussões que foram tratadas dentro da conferência vão ser levadas em conta para produção do plano de trabalho do Conselho visando construir essas políticas para os próximos anos”, explica o atual presidente do Conselho da Juventude de Lucas do Rio Verde, Augusto Cesar Francelino da Silva.
O presidente ressalta que a conferência foi pensada para refletir os trabalhos e ações enfrentados no período da pandemia. “Pensamos então no tema da apatia juvenil versus o protagonismo juvenil. Como podemos nos organizar para sermos os protagonistas do nosso próprio futuro”, conclui.
O evento também contou com a eleição da nova composição do Conselho para a gestão 2021/2023, composta por 26 membros.
“A III Conferência Municipal da Juventude foi uma oportunidade onde os jovens com as suas representatividades puderam debater assuntos pertinentes as algumas inquietações e também algumas projeções do que eles gostariam e esperam da comunidade luverdense. Eles puderam ser protagonistas indicações de metas e estratégias para serem feitas em relação à juventude”, avalia a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.