Após o Município cobrar soluções da Concessionária Rota do Oeste sobre os alagamentos que ocorrem na BR-163 nos períodos mais intensos de chuvas em Lucas do Rio Verde, a empresa iniciou, nesta segunda-feira (06), intervenções paliativas no local, entre o cruzamento com a Avenida Goiás e o cruzamento com a Avenida Mato Grosso.
Mesmo estando no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde, as avenidas que margeiam a rodovia federal são de responsabilidade da empresa que administra o trecho. Essa obra, assim como a duplicação da BR, faz parte do contrato de concessão.
De acordo com a concessionária, estão sendo retiradas as barreiras de contenção desses pontos para aumentar a capacidade das bacias que fazem a detenção da água da chuva, como uma forma de reduzir o volume de água acumulado na pista.
A ação realizada pela Rota do Oeste, entretanto, é uma forma paliativa e emergencial de amenizar os problemas com alagamentos neste trecho da rodovia. A previsão para conclusão dos trabalhos é de sete dias.
A concessionária deve continuar com as reuniões junto ao Município em busca da solução definitiva para a situação. No momento, dois projetos seguem para análise e desenvolvimento, que só poderão ser iniciados na seca, quando as chuvas cessarem.