Com servidores em quarentena, Saúde de Lucas do Rio Verde busca estratégia para conter avanço da Covid

PSF’s passam a atender, prioritariamente, casos suspeitos de Covid e sintomas gripais no período da tarde. Medida busca desafogar o Pronto Atendimento Municipal

Fonte: CenárioMT

PAM LUCAS DO RIO VERDE
Vista aérea do Pronto Atendimento Municipal (PAM) / arquivo (Foto: Ascom Prefeitura)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde anunciou na manhã desta quarta-feira (26) medidas para conter a disseminação da Covid-19 no município. O número de casos positivos vem crescendo de forma assustadora. O boletim divulgado ontem mostrou cerca de 400 novos casos em apenas 24 horas.

Além do aumento dos casos, o serviço público sofre com a baixa no número de servidores em atividade. Cerca de 40 profissionais, entre médicos, profissionais de enfermagem e setor administrativo estão em isolamento após testarem positivo para a Covid-19.

A secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura, informou que os os PSF’s do município passam a atender prioritariamente casos de Covid no período da tarde. Pela manhã, alguns procedimentos eletivos deixam de ser feitos momentaneamente. “No período da manhã, as unidades estarão atendendo tudo o que não estiver relacionado a sintomas gripais, dando preferência aos pré-natais, acompanhamento das crianças, aos hipertensos, diabéticos, questões não relacionadas ao Covid, mas que precisamos continuar com o acompanhamento”, explicou.

No período da tarde serão feitos os atendimentos e a testagem dos pacientes com sintomas gripais. Conforme a secretária, o Pronto Atendimento Municipal continua unidade referência, mas atendendo preferencialmente os casos que não foram atendidos nos PSF’s. “Se fizer 30 diagnóstico de Covid num período, dificilmente o médico que estiver naquela unidade vai conseguir atender todos aqueles pacientes”, observou.

Ventura assinalou que a comunidade ainda contará com o serviço de tele atendimento que foi reativado após o aumento dos casos de sintomas gripais.

Servidores afastados

Ao longo dos últimos dias, cerca de 40 profissionais precisaram entrar em quarentena após testarem positivo para Covid-19. A secretária aponta que alguns voltaram das férias infectados pela doença, mas vários deles acabaram contraindo o vírus no ambiente de trabalho.

Fernanda Ventura avalia que a nova cepa tem um poder de transmissão mais forte, embora os casos apresentem, em boa parte, menor gravidade. “Felizmente causa sintomas mais leves, porém a facilidade se contaminar com ela é maior. A pessoa fica mais exposta”.

Ela lembrou que no início do turno de segunda-feira no PAM havia seis médicos de plantão. No começo da tarde, dois deles testaram positivo e iniciar a quarentena. “E não se consegue encontrar profissionais pra repor. Não tem mesmo”, lamentou.

A secretária informou que o serviço de atendimento atendeu cerca de 200 pessoas em dois dias. O serviço é realizado por dois médicos, sendo que uma terceira profissional teve que se afastar após contrair o coronavírus.

Bom senso

Em razão do quadro apresentado, a secretária pediu apoio da população para respeitar os protocolos de biossegurança. Pessoas com suspeita ou confirmação de infecção devem se manter em quarentena. “Evitar a transmissão pra outras pessoas, evitar circular pela cidade, porque são sintomas leves e a pessoa pensa que está bem, descuida no uso da máscara, de proteção individual e vai contaminando os outros”, alertou. “A gente precisa desse apoio da população neste momento pra ajudar a evitar essa contaminação em massa, de uma vez só”.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.