Foi inaugurada ontem (05) a revitalização da Biblioteca Monteiro Lobato, localizada no bairro Cidade Nova, em Lucas do Rio Verde. O espaço recebeu o projeto Mundoteca, desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. A iniciativa busca estimular a leitura, principalmente entre crianças e adolescentes.
Na inauguração do espaço, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou uma programação cultural envolvendo alunos dos cursos de teatro. Eles declamaram poesias, emocionando o público presente, encerrando a apresentação com a música ‘Trem Bala’, de Ana Villela.
O secretário de Governo, Alan Togni, destacou a parceria com a iniciativa privada, que possibilitou a implementação da Mundoteca. “Um momento importante para a sociedade luverdense, principalmente para a criançada das escolas públicas e particulares que podem acessar a Mundoteca, com tanto benefício para a criançada, que é a literatura. Nós já tínhamos uma estrutura, mas ela precisava ser melhorada. Essa parceria desenvolvida com a iniciativa privada, em nome da empresa FS, trouxe um benefício ainda maior”, disse.
Representante da empresa, Janaína Andrade, disse que o momento é importante, principalmente por envolver diretamente crianças e adolescentes. Ela assinala que o projeto permite que a empresa colabore com a comunidade local. “A gente tem mais certeza ainda de que a gente está fazendo a coisa certa como empresa, investindo em conhecimento, investindo em cultura, investindo em qualidade de vida, porque acho que isso faz toda a diferença na vida dessas crianças e conhecimento”, pontuou.
Lei Rouanet
A implementação da biblioteca foi possibilitada graças a recursos da Lei Rouanet. A empresa de Fabiana Mauge é a idealizadora do projeto, já presente em outras cidades brasileiras, sempre com a proposta de incentivar o acesso a cultura e literatura.
“A gente está aqui com a biblioteca pronta, montada para toda a comunidade da cidade usufruir e aberta para todo tipo de evento, todo tipo de atividade e, principalmente, queremos fila de espera nos livros, essa criançada e a comunidade em geral voltando a ler bastante”, disse.
O projeto Mundoteca começou a ser implementado em 2019 e já conta com 13 unidades. Mauge explica que ele nasceu de uma vontade de fazer projetos de incentivo à leitura unindo a atividades culturais. Para alcançar esse objetivo, a Mundoteca conta com auxílio da tecnologia. “A gente briga hoje com os tablets, a criança quer ficar no tablet, mas ela quer ficar jogando, falando com os amigos nos aplicativos de conversa. A gente sabe da necessidade de resgatar o livro e por isso a gente monta um ambiente tão lúdico para que a leitura volte a ser prazerosa”, explica Fabiana. “Mas hoje em dia a gente não pode deixar de ter um olhar para a questão do letramento digital”.
Dentro do projeto, foram doados 30 tablets que contam com o aplicativo Árvore de Livros e de Atualidades, que conta acervo de 30 mil livros para todas as faixas etárias, além de revistas e jornais de vários países. “A gente pode ler em várias línguas e é muito importante que a criança comece a ter contato com os aparelhos eletrônicos para ler, não apenas para jogar e brincar. A gente vai desenvolvendo esse gosto pela leitura também nesses aparelhos”, explica.
Crianças aprovaram
Assim que o espaço foi inaugurado, alunos dos projetos culturais ocuparam as mesas de leitura, principalmente os que contam com os tablets.
Ítalo Henrique de Sá Nascimento, de 12 anos, foi um deles. Ele disse que foi feliz pelas mudanças que o projeto implementou na biblioteca. “Eu adorei esse lugar, amei muito quando vi os tablets eu já queria já ler um livro e eu já entrei e comecei a ler. Adorei isso”.
Outra aluna dos cursos ofertados pela Secretaria de Cultura, Milena Muller, de 10 anos, também aprovou o projeto. Lindinha, como é chamada pelos colegas, disse que ficou alegre pelo colorido e inovações da biblioteca. “Tem coisas legais pra gente brincar, é muito legal”, dizendo que considera o projeto necessário. “Muitas vezes as crianças do 6º, 5º anos não sabem ler e têm muita dificuldade. Indico muito, além de ser muito legal de vir na biblioteca e fazer a oficina também, é muito legal”.
Aberta a comunidade
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, agradeceu às parcerias que possibilitaram a implementação da Mundoteca, entendendo o apoio que a iniciativa dará para o incentivo à leitura. Ela entende que a inauguração é resultado do trabalho que poder público vem implementando no sentido de levar cultura à comunidade. “Fica o meu convite para toda a comunidade para que usufrua desse espaço que é para a comunidade, para o leitor, para o estudante, o vovô, a Vovó, para toda a família que quer fazer uso, quer pesquisar, quer estar antenado com o que está acontecendo no mundo. Aqui é um espaço muito propício para isso”, convidou.
A biblioteca funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Às segundas-feiras, das 19h às 21h, o espaço é ocupado pelo Clube da Leitura.
Para fazer uso do espaço é simples. A biblioteca Monteiro Lobato funciona, inclusive, com empréstimo de livros. “A pessoa precisa fazer o cadastro e respeitar as regras de empréstimo dos livros, mas pode vir aqui fazer isso. Você será atendido pela nossa equipe que vai te orientar, até mesmo para os melhores títulos indicados para você e para os seus gostos”, conclui.