Com participação internacional, Copa Nortão acontece em Lucas do Rio Verde neste fim de semana

A segunda edição do evento terá capoeiristas de Mato Grosso, de outros Estados brasileiros, da França e da Angola

Fonte: CenárioMT

capoeira copa nortao
Foto: Ascom/Arquivo

Acontece amanhã (14) e domingo (15) em Lucas do Rio Verde a 2ª Copa Nortão de Capoeira. A Alcateia Capoeira, que tem à frente o professor Anjo, será a responsável pelo evento que será supervisionado pelo Mestre Mola. Por conta das restrições da Covid-19, a participação no evento será restrita. Porém, os organizadores farão lives por meio da TV Capoeira, página que pode ser acessada nas mídias sociais.

No sábado, acontecem atividades à tarde e noite. Primeiro, com os chamados aulões com o Mestre Mola, que vem da França, e professora Espoleta. Haverá classificatórias da competição e roda dos convidados. A programação conta com apresentações culturais no período noturno.

No domingo, a programação contará com aulão do Mestre Mola, a fase final da competição e o batizado, quando ocorrerá a troca de graduação de vários alunos.

Participação internacional

Além da presença do Mestre Mola, que vem da França, a 2ª Copa Nortão receberá capoeiristas do país e de fora do Brasil. França, Angola, Brasília, Teresina, São Paulo, Ceará, Alagoas, Goiânia, e outras cidades mato-grossenses estarão representadas.

“Infelizmente ainda estamos num momento de pandemia e não podemos agregar as pessoas que foram agregadas no evento passado”, lamentou professor Anjo, da Alcateia Capoeira.

O evento tem duas características: de competição e cultural. Da parte da competição, o evento contará com uma capoeirista piauiense que é campeã mundial. Ela vai atuar como árbitra. O teor cultural será por meio de apresentações, por meio de um sarau. Serão apresentadas poesias, teatro, música e outras manifestações.

“É um evento consolidado em nossa cidade, um projeto que iniciou aqui em 2019. No ano passado, 2020, não pudemos realizar por causa da pandemia, porque o período de realização estava no auge da pandemia. E esse ano estaremos realizando o evento”, explicou o organizador.

Professor Anjo ressaltou que todos os protocolos de biossegurança serão observados e seguidos pelos participantes. Será cobrado o uso de máscaras pelos participantes e oferecido o uso de álcool em gel, além de outras medidas.

Graduação

De acordo com o organizador, a 2ª Copa Nortão será especial para três alunos do grupo Alcateia. “Vão se graduar, pegando seu primeiro estágio de graduado”, destacou Anjo, que também participará da graduação. “Acontecerá ainda a minha formatura de mestrando, título que é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante 25 anos de trabalho com a capoeira, 25 anos de prática ininterrupta”, antecipou.

O Mestre Sombra, considerado o mestre mais antigo em atividade em Mato Grosso, vai participar deste momento. O capoeirista tem 79 anos de idade e mais de 40 de prática de capoeira. Outros capoeiristas mato-grossenses foram convidados a participar. “São capoeiristas que me conhecem e vão fazer esse reconhecimento e certificando, bem como o meu Mestre Mola, que vai entregar o diploma de Mestrando de Capoeira. Serei apresentado à comunidade capoeirística, comunidade da minha cidade, como Mestrando de Capoeira”, concluiu.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.