Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (15) o repasse de recursos que vão garantir a implantação de uma unidade Cavalaria da Polícia Militar em Lucas do Rio Verde. O projeto, de autoria da Prefeitura Municipal, prevê o repasse de R$ 285 mil para o Conselho Comunitário de Segurança Pública – Conseg. A aprovação unânime aconteceu em sessão extraordinária.
De acordo com o projeto, o Conselho fica responsável pela aquisição de 17 cavalos que serão doados para a Polícia Militar. A previsão é que a corporação amplie o efetivo em Lucas do Rio Verde transferindo 20 policiais militares para ativar a prestação de serviço na Unidade de tropa montada.
“Vai somar e muito, a implantação dessa unidade. A gestão do município tem investido muito em segurança porque entendemos que temos de trabalhar integrado”, destacou o secretário de Segurança Pública do município, coronel Marcos Cunha.
Agilidade
O presidente da Câmara, Daltro Figur, elogiou a celeridade na tramitação da matéria, pois a aquisição dos animais será feita durante leilão que ocorre durante a semana.
“Mais uma vez o município está fazendo a parte do Estado, mas é assim que foi feito esse município, por nós termos condições de poder ajudar. Mas quem ganha é a população. É um sonho antigo montar a cavalaria”, ressaltou Figur.
“Hoje é um dia histórico porque demos um pontapé inicial. O comando da Polícia Militar entende a necessidade da Cavalaria em Lucas do Rio Verde e tende, no ano que vem, nós estarmos com a Cavalaria nos ajudando no dia a dia no policiamento ostensivo. E que a gente possa evitar ainda mais que ocorram crimes”, explicou o comandante do13º BPM, tenente coronel Paulo Secchi.
Unidade independente
O próximo passo para a efetivação da Cavalaria em Lucas do Rio Verde será a construção de um local para a nova unidade. O comandante da PM observou que há o comprometimento quanto ao reforço do efetivo da corporação para 2023. Eles serão transferidos após a conclusão da capacitação dos aprovados em concurso público.
“Para a Cavalaria e para o município, no 13º BPM. Não são os policiais que viriam para o 13º BPM, são outros policiais que virão compor o efetivo da Cavalaria”, detalhou o oficial.
A área para a construção da estrutura da Cavalaria está sendo viabilizada, pois a nova unidade atuará de forma independente da estrutura do 13º BPM. O oficial militar explica que a Cavalaria ficará subordinada ao Comando Especializado em Cuiabá, enquanto a PM é ligada ao Comando Regional em Nova Mutum.
“A segurança pública quanto mais descentralizada, melhor, pois vai atendendo vários bairros. Por exemplo, nós vamos estar na nova sede (Menino Deus), a Guarda Civil Municipal vai pra nossa sede atual e a Cavalaria está vendo em qual bairro ficará”, adiantou Secchi.