Coleta de sangue: Parcerias auxiliam na manutenção do Hospital São Lucas

No sábado (22) 62 bolsas foram coletadas em ação que contou com apoio logístico da Cooperativa Sicredi

Fonte: Da Redação

bolsa de sangue
Foto: CenárioMT

Dezenas de pessoas compareceram ao PSF do bairro Cerrado, em Lucas do Rio Verde, em mais uma campanha de doação de sangue realizada pelo grupo Corrente pela Vida, que reúne instituições públicas, empresas e entidades. Por meio das parcerias, o Hospital São Lucas vem sendo auxiliado com a oferta de sangue.

O prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, destacou o envolvimento da comunidade, desde as instituições envolvidas na organização e realização da campanha, aos doadores que agendam e comparecem ao PSF nas datas de realização das coletas. Ele cita que o poder público tem buscado atender as demandas de saúde no próprio município. Desta forma, procedimentos que dependam do Hospital São Lucas precisam dos insumos necessários. “Pra fazer mais cirurgias aqui, precisamos de mais sangue, caso contrário isso reflete na redução de cirurgias aqui em Lucas do Rio Verde. Então esse trabalho é muito importante”, enalteceu.

No sábado foram coletadas 62 bolsas de sangue. As coletas foram feitas seguindo agendamento feito ao longo da semana, um procedimento necessário para evitar aglomerações no PSF.

Arnaldo Pereira, gerente da unidade do Sicredi na Avenida Brasil, bairro Alvorada, observou que a cooperativa cumpriu sua premissa de estar envolvida na busca de soluções para a comunidade. “Estamos aqui hoje nesta ação, de doação de sangue, um ato muito nobre”, destacou. Além de se envolver na organização, Arnaldo também participou como doador. “É a primeira vez que estou doando, havia tentado doar em outras ocasiões, mas não havia dado certo, mas é uma experiência fantástica, de estar bem consigo mesmo, que posso ser relevante”.

As campanhas acontecem todo mês, geralmente na segunda quinzena, sempre com um parceiro diferente para auxiliar na logística da etapa.

A campanha de doação de sangue é realizada pelo Grupo Corrente pela Vida, formado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Sicredi, BRF, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas, e em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.