Militares do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde estão aplicando treinamento para um grupo de colaboradores do Hospital São Lucas. As atividades começaram na segunda-feira (18) e serão concluídas amanhã (22). O treinamento envolve aulas teóricas e práticas.
O treinamento começou com 46 inscritos para seleção de, ao menos, 31 para comporem a Brigada de Combate à Incêndio do Hospital São Lucas. Os inscritos atuam em diversos setores do hospital.
“Eles serão capacitados. Se atenderem a quantidade exigida pra formação ao final deste processo, o hospital ganha a homologação de Brigada”, explicou o cabo Alexsandre, da 13ª Cia Independente de Bombeiro Militar.
Eles estão recebendo conhecimentos básicos de primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, conhecimentos de práticas de combate a incêndio básico, voltado para principio de incêndio.
Ao final do treinamento, os participantes saberão as situações, por exemplo, em que devem usar extintores de incêndio com pó químico ou água, já que cada um tem uma finalidade.
“Toda a teoria do fogo é importante passar pra que eles tenham o conhecimento das situações que podem ocorrer num incêndio. O uso, na prática, de extintores de incêndio, e o manuseio de mangueiras, pra eles terem familiaridade com os equipamentos presentes no hospital”, acrescentou o graduado, citando a presença de hidrantes e mangueiras destinados para o primeiro combate.
O militar ressaltou a necessidade de contar com trabalhadores treinados para atuar na identificação de situações que possam contar a unidade hospitalar em risco. Cabo Alexsandre cita que a Brigada atua como primeira resposta. “Ela não é voltada para combater o incêndio, mas para o princípio de incêndio, por isso que ela utiliza os recursos do hospital como primeira resposta”, reforçou.