O clima seco que impactou Mato Grosso levou a Prefeitura de Lucas do Rio Verde a definir algumas estratégias para a realização do desfile cívico de 7 de setembro, no próximo sábado. As mudanças em relação ao ano anterior foram anunciadas pela secretária de Educação, Elaine Lovatel, durante entrevista à imprensa.
A secretária detalhou os preparativos para o desfile da Independência, destacando algumas mudanças importantes para este ano. Em função do clima, a programação sofreu ajustes, visando a segurança de todos os participantes e espectadores.
“Este ano, o desfile vai começar mais cedo, às 6h45, para que possamos concluir as atividades até no máximo 8h45. Outra novidade é a redução no número de participantes por grupo. Serão 42 grupos no total, incluindo 28 unidades escolares e 17 grupos de serviço, além de estudantes atletas e participantes das oficinas da Secretaria de Cultura”, explicou Lovatel.
Elaine também ressaltou que cada escola terá um limite de até 150 pessoas desfilando, e as que preferirem poderão trazer apenas funcionários adultos. “Estamos preparando tudo com muita segurança. Já instalamos barracas ao longo do percurso, em frente ao Paço Municipal, para proteger o público do sol, além de bebedouros para hidratação”, destacou.
Ela reforçou a importância do evento cívico, que é trabalhado como conteúdo didático nas escolas e convida a comunidade a participar. “O 7 de Setembro é um momento cívico fundamental, não só para as escolas, mas para toda a comunidade. É uma oportunidade de valorizar nossa história e cultura. Convido todos a virem com suas cadeiras, tereré ou chimarrão, e prestigiarem o trabalho das escolas e grupos de serviço”, concluiu a secretária.
O desfile será na rotatória da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A estrutura para recepcionar a população luverdense está sendo montada na área de circulação da rotatória, em frente a entrada principal do Paço Municipal.