Uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (13) marcou a entrega dos projetos para a construção da sede própria da Defensoria Pública em Lucas do Rio Verde. O ato, realizado no auditório da Câmara Municipal, reuniu representantes das instituições que atuam no âmbito da justiça e do poder público municipal.
Durante os pronunciamentos, os representantes das instituições destacaram a importância da sede própria da Defensoria Pública e o fortalecimento das ações em prol da comunidade. Autor da indicação para construção do prédio, o vereador Márcio Albieri (PSD) falou sobre a preocupação em agilizar os trâmites. Profissionais do segmento da construção civil uniram forças para elaborar todos os projetos necessários para a edificação do prédio.
“Eles participaram desse mutirão, dessa força tarefa de projeto voluntário, de modo que esses projetos foram todos entregues hoje”, observou.
Esforço conjunto
A defensora-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, observou que a sede a ser construída em Lucas do Rio Verde será referência aos demais municípios do Estado. Ela observou que a partir da conclusão a Defensoria Pública local terá melhor estrutura para atender as demandas locais. Castro mostrou-se surpresa com a união de forças dos profissionais e do poder público local para assegurar a conclusão de todos os projetos.
“Lucas do Rio Verde é surpreendente porque abraça a causa. Acho que é uma característica do município de pensar no coletivo para poder trazer melhores condições de atendimento do cidadão”, ressaltou.
A união de esforços também foi citada pela presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Barzotto. A vereadora citou que isso reflete a importância de contar com uma instituição do porte da Defensoria Pública, que garante a assistência a pessoas que não dispõem de condições financeiras para ter acesso a assessoria jurídica.
“E complementa a nossa cidade jurídica com espaço digno, espaço melhor para atender ao cidadão”, enfatizou a presidente, citando que instituições como Ministério Público, Justiça do Trabalho e Fórum da Comarca estarão numa mesma região, facilitando o acesso das pessoas a essa prestação de serviços.
Investimento
De acordo com o defensor Guilherme Rigon, deverão ser investidos cerca de R$ 8 milhões na sede própria. Grande parte deste valor deverá ser destinado pela Defensoria Geral, mas não é descartada a possibilidade de aporte por meio de outros poderes, como a Assembleia Legislativa, por meio de emendas.
A obra será moderna, em condições de atender os servidores da unidade e a própria comunidade. A estrutura contará com salas para audiências, espaço para pessoas que não disponham acesso a internet, por exemplo. O detalhe ficará por conta recepção. “Será automatizada para que as pessoas cheguem lá e sejam atendidas de forma célere, de forma eficiente, com todo o sistema interligado”, informou o defensor.
Em relação ao cronograma de obras, Guilherme Rigon informou que a preocupação neste momento foi concluir os projetos. “Para nós a primeira etapa foi cumprida. Agora nós iremos sentar e planejar a próxima etapa, que é a construção”, concluiu.
Moções
A cerimônia foi encerrada com a entrega de Moções de Aplausos a servidores da Defensoria Pública de Lucas do Rio Verde, da Defensoria Geral do Estado e dos profissionais envolvidos na força tarefa para conclusão dos projetos. Um a um foram chamados à frente e receberam a homenagem das mãos do vereador Márcio Albieri, autor das moções, e do prefeito Miguel Vaz.