Incentivo ao esporte, esse é o objetivo do Bolsa Atleta de Lucas do Rio Verde. Em ato solene no auditório da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (30), os auxílios foram assinados e, a partir de agora, a Gestão Miguel Vaz coloca em prática um dos projetos mais importantes da história do esporte luverdense.
A cerimônia reuniu os 102 atletas, das mais diversas modalidades, selecionados nessa fase do edital. O pagamento dos auxílios para esses contemplados, representa um investimento mensal de aproximadamente R$ 20 mil da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
“Esse é o pontapé inicial, a tendência é de ampliar e melhorar ao longo dos anos para que esses alunos, independente da modalidade, continuem correndo atrás do sonho”, destaca o prefeito em exercício, Marcio Pandolfi.
“Investir no esporte não é apenas reformar ginásio e ter boas estruturas. Investir no esporte é cuidar das crianças, investir no ser humano. O trabalho da nossa equipe, a nossa dedicação, é para atender cada vez mais a qualidade de vida dos nossos atletas e dos nossos alunos. Para nós, esse é um momento de muita felicidade e alegria, em poder proporcionar o Bolsa Atleta para os nossos campeões”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.
Para o pagamento do auxílio, foram criadas quatro categorias: Bolsa Municipal, Bolsa Nacional, Bolsa Estadual e Bolsa Diamante. Os valores pagos mensalmente variam, conforme a categoria, de R$ 100 a 200.
Para os atletas contemplados, a iniciativa contribui para a participação em competições e aquisição de materiais. “A gente esperava isso há muito tempo. Eu fiquei tão feliz quando soube que saiu o Bolsa Atleta. Isso vai me ajudar bastante para ir nos campeonatos e representar a cidade”, comenta entusiasmada a jovem Jenifer Deloss, atleta do karatê.
O instrutor da escolinha de futsal do Viva Lucas, professor Maia, destaca a importância desse incentivo da Gestão Municipal. “Infelizmente vários atletas da nossa escolinha acabam desistindo por motivos de trabalho. É lógico que esse apoio não resolve, mas ajuda muito para que essas crianças e jovens permaneçam na prática esportiva”.
O ex-judoca e atual secretário-adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Davi Moura, que também esteve na cerimônia, elogiou a iniciativa da Gestão Municipal que usou como referência o projeto de apoio aos esportistas do governo estadual. “Esse tipo de política faz toda a diferença na manutenção do atleta no esporte”.