A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de ontem, quarta-feira (28) mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19. Receberam a primeira dose dos imunizantes pessoas com 35 anos completos ou mais. O local da aplicação, assim como nas demais etapas, foi o Parque de Exposições (pavilhão da Expolucas), no formato drive-thru e com acesso para pedestres.
Nessa etapa, foram vacinadas 1.479 pessoas que chegaram a pé ou nos veículos. A aplicação das doses começou bem cedo, às 7h, e seguiu até 10h desta quarta.
De muito bom humor e fingindo medo da agulha, Jair André dos Santos arrancou boas risadas das profissionais no momento da vacinação. Depois de receber a primeira dose, ele não poupou elogios à organização. “Esses profissionais são verdadeiros heróis! Graças a Deus está tudo correndo nos conformes, tudo direitinho e muito bonito. Eu estou feliz e me sinto honrado pelo trabalho que o nosso município está fazendo”.
Mauricio Batiste chegou de carro e, alegre, recebeu a primeira dose do imunizante. “Eu penso que essa é melhor maneira de estarmos mais seguros e protegidos contra a Covid-19”, explica Batiste.
Montados na moto, Francisco e Ludmila Gomes receberam a primeira dose da vacina. “Estamos muito mais tranquilos. A gente estava esperando a nossa vez, chegou e estamos aqui”, disse Francisco.
Já Ludmila, que foi na sequência para o trabalho, não escondeu a alegria. “Estou muito alegre. Esperei muito por esse dia e só posso agradecer por essa organização que vi aqui”.
Cláudia Regina Engelmann, coordenadora da Vigilância em Saúde, lembra que “é importante ficar atento à data que está na carteirinha e aos comunicados oficiais da Prefeitura, essa data é uma previsão que, mais ou menos próxima aquele dia, será a convocação para segunda dose”, explica a coordenadora.
Mesmo com tantos estudos que comprovam a eficácia das vacinas, algumas pessoas insistem em querer escolher a marca. Quando se trata de imunização contra a Covid-19, não existe uma vacina “melhor” que a outra. A Secretaria de Saúde reforça que TODAS as vacinas aplicadas no Brasil são testadas e aprovadas pela Anvisa.
SEGUNDA DOSE
Nesta semana, a Secretaria de Saúde trabalha com a aplicação da segunda dose. Até sexta-feira (30), estão sendo convocadas as pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca entre os dias 03 e 07 de maio.
A vacinação ocorre das 13h30 às 16h, na avenida Rio de Janeiro, ao lado da escola Olavo Bilac, no antigo Fórum da cidade.