Centenas de católicos participaram da tradicional missa campal de finados celebrada no cemitério Jardim da Paz, em Lucas do Rio Verde. As pessoas enfrentaram o frio atípico para esta época do ano e foram rezar por entes queridos que já faleceram.
As pessoas foram orientadas a levar cadeiras para poder acompanhar toda a celebração, que teve cerca de uma hora de duração.
O padre Andre Marana conduziu a celebração. Ele observa que o dia de finados remonta de data antiga na história da igreja. A data é especial pela recordação de pessoas que já não estão mais entre nós. “É um dia que nós rezamos pelos fieis falecidos, nosso familiares, amigos e também lembramos tantas pessoas falecidas, esquecidas na fé e na oração dos cristãos. Então nesse dia dedicamos uma prece a todos”, comentou.
Além da recordação daqueles que partiram, o dia de finados também serve de reflexão para a comunidade. O padre analisou que visitas ao cemitério sempre motivam a reflexão. “Sobre o mistério da vida e o mistério da morte. Sabemos que a vida é breve. Um dia partiremos desse mundo. Mas o dia de finados vem nos trazer a certeza e a esperança que Cristo morreu e ressuscitou, está vivo e nós também um dia morreremos, porque é o mistério da vida, mas em Cristo nós viveremos para sempre”, declarou.
Visitação
Ao longo do dia está prevista a visitação ao cemitério municipal. Barracas foram instaladas no acesso ao campo santo, com a oferta de velas e flores. Existem várias opções para quem não conseguiu se preparar para esta data ao longo da semana.
O horário de visitação iniciou às 7 horas e prossegue até o final do dia. A previsão é que o cemitério feche às 18 horas.
Membros de igrejas evangélicas e de templos espíritas também aproveitam a data para distribuir panfletos com mensagens de conforto.