Com a chegada do período chuvoso, os casos de dengue voltaram a preocupar Lucas do Rio Verde. Segundo boletim da Vigilância em Saúde, o município já registra 249 casos confirmados de dengue, 51 suspeitos e 1 óbito em 2025.
Nas últimas quatro semanas, foram 33 novas notificações. Em relação à chikungunya, são 799 casos confirmados, 53 suspeitos e 5 notificações no mesmo período — sem registro de mortes.
A secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura, alerta que o maior desafio do combate ao mosquito está dentro de casa: mais de 90% dos focos estão nos quintais, e não em terrenos baldios ou áreas públicas. “São 10 minutos por semana para olhar o quintal. A prefeitura jamais dará conta de fiscalizar todos os imóveis. O foco está nas calhas, nos pratinhos de plantas, no copo esquecido com água. É estatística nacional”, reforça.
As equipes de agentes de saúde e agentes de endemias seguem com ações contínuas de orientação, visitas domiciliares e eliminação de criadouros. A coleta pública de lixo e equipes de limpeza urbana também atuam diariamente, mas Fernanda lembra que sem a participação da população o controle é impossível.
A secretária também destaca a disponibilidade da vacina contra a dengue para adolescentes, faixa etária que apresenta maior risco de evolução para formas graves da doença, como a dengue hemorrágica. “A adesão ainda é baixa. A vacina não impede a infecção, assim como a da gripe, mas protege contra quadros graves e internação. Quem já teve dengue sabe como a doença debilita”, afirma.
Ela reforça que pais e responsáveis devem levar os adolescentes às unidades para conferir se a imunização já foi realizada.

Bairros com maior número de notificações de dengue (2025)
- Rio Verde – 255 casos
- Tessele Júnior – 151 casos
- Veneza – 204 casos
- Alvorada – 138 casos
- Jardim Primavera – 132 casos
- Jardim Amazônia – 91 casos
- Bandeirantes – 165 casos
- Jaime Seiti Fujii – 142 casos
- Parque das Araras – 112 casos
- Cidade Nova – 102 casos
- Industrial – 69 casos
- Menino Deus – 83 casos
- Parque das Américas – 164 casos
- Parque das Emas – 16 casos
- Parque dos Buritis – 18 casos
- Pioneiro – 51 casos
- Jardim Imperial – 73 casos
- Jardim Palmeiras – 144 casos
- Vida Nova – 152 casos
- Centro – 24 casos
- Cerrado – 78 casos
- Imóveis rurais e chácaras – 17 a 33 casos
Total geral de notificações no ano: 2.448


















