Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participaram de uma atualização rápida em imunização no contexto pandemia para Atenção Primária. Entre os objetivos estão atualizar os profissionais referentes a todos os imunológicos, o acolhimento e a busca ativa dos pacientes, dentre outros.
Ao todo, 36 inscritos estiveram presentes na capacitação, que teve como palestrante a enfermeira e coordenadora do grupo técnico de imunização do Estado, Elaine Alves da Silva, do Escritório Regional de Saúde de Sinop. O curso abordou temas como o princípio básico de vacinações e do calendário das vacinações na rotina das unidades de saúde.
“Estamos atualizando os assuntos sobre as vacinas de rotina, crianças, adolescente, idoso, gestante, Covid-19, entre outras. Lembrando sempre quais os aspectos técnicos, quais os esquemas, a idade, o objetivo é atender o paciente com qualidade e todas as vezes que um usuário chegar na unidade de saúde o profissional saiba qual caminho trilhar no cuidado e orientação”, explica palestrante, Elaine Alves da Silva.
Entre os assuntos abordados na capacitação estavam: conceitos básicos de vacinação; conservação, transporte e dispensação; preparo e administração segura; gerenciamento de resíduos; registros relacionados à vacinação; eventos adversos pós vacinação; checklist da supervisão em sala de vacina, atualizações da vacina, orientações dos procedimentos práticos, entre outros.
“Hoje temos mais de 20 vacinas que são ofertadas pelo SUS, em todos os períodos de vida da população, o que traz uma carga de informações, normas e responsabilidades aos profissionais de saúde na Atenção Básica. O curso é essencial para ofertar qualidade e proteção à comunidade”, explica supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.
A capacitação contou com a colaboração de servidores da SMS. “Para mim foi incrível, eu me atualizei, e as explicações da Elaine ajudaram muito, porque ela é bem didática e tornou os assuntos mais acessível e de fácil entendimento”, pontua Evellyn Natally Rocha Costa, agente de Saúde do PSF XVII Vida Nova.