Começa na segunda-feira (11), em Lucas do Rio Verde, a campanha de vacinação contra sarampo. O primeiro grupo a ser vacinado é formado por trabalhadores da saúde. Outros grupos serão imunizados em seguida, a partir de maio.
“Os trabalhadores da saúde vão atualizar sua situação vacinal. Não serão todos que irão receber. Se a pessoa já tem as duas doses, vai ser avaliada a carteirinha e não vai precisar receber a vacina”, informa a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann.
O segundo grupo prioritário a ser imunizado é formado por crianças de 6 meses até 4 anos. Esse grupo começa a ser vacinado em maio. Mesmo que estejam com a carteira de vacinação em dia, a criança será vacinada. “Vai ser indiscriminado, como a gente chama”, ressalta.
Casos de sarampo
O Brasil perdeu o certificado de erradicação de sarampo em 2018 por causa da queda dos índices de vacinação.
Entre 2018 e 2021, foram registrados no país 39,3 mil casos de sarampo. Neste período foram registrados 40 óbitos provocados pela doença. A situação é considerada “alarmante”
“A gente observa muito por às vezes a população não conhecer as doenças, porque são doenças que não circulam mais, então acaba ou atrasando ou escolhendo não fazer e por isso o Ministério da Saúde está reforçando nessas campanhas pra que todas as crianças recebam a imunização”, reforça Engelmann.