Campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento em Lucas do Rio Verde

Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde devem buscar PSFs

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

campanha de vacinacao contra a gripe ja esta em andamento em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/ Patricia Pires

A campanha de vacinação contra a gripe já começou em Lucas do Rio Verde. Nesta segunda-feira (11), quando teve início a campanha, foram imunizados contra a influenza 293 pessoas, entre idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A imunização deve seguir até o início do mês de junho, conforme o cronograma do Ministério da Saúde.

A vacina está disponível nos PSFs, com exceção do PSF VII Primaveras, e é preciso apresentar documento pessoal com foto e carteira vacinal. Profissionais da área de saúde também precisam apresentar comprovante de trabalho. O atendimento das unidades de saúde para vacinação contra a gripe será de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30h.

*Trabalhadores da Saúde poderão atualizar a carteira vacinal também para o sarampo, a partir de 11 de abril, junto à imunização contra a gripe.

Entre abril e maio, a Secretaria Municipal de Saúde também deve organizar um Dia D para mobilização social com o objetivo de oportunizar doses a um maior número de pessoas.

Na segunda etapa da campanha, que deve iniciar em maio, estão previstas vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde, para os seguintes públicos-alvo:
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
• Gestantes e puérperas
• Povos indígenas
• Professores
• Pessoas com comorbidades
• Pessoas com deficiência permanente
• Caminhoneiros
• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso
• Trabalhadores portuários
• Forças de segurança e salvamento
• Forças Armadas
• Funcionários do sistema de privação de liberdade
• População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Gripe

A gripe (influenza) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e de alta transmissibilidade. Os sintomas costumam ser semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, corrimento nasal (rinorréia), tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular (mialgia) e dor de cabeça (cefaleia).
Ao perceber os sintomas, a orientação é procurar atendimento médico.

Campanha 2022

Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde deve imunizar 15.183 luverdenses. Para isso, a previsão é que o Município receba as doses do Estado por etapas, por meio da Regional de Saúde, sendo nesta primeira etapa 1.490 doses da vacina, que atenderão 32,7% da meta vacinal do município.

No Brasil, a campanha ocorrerá nos 5.570 municípios e a estimativa de pessoas a serem vacinadas representa aproximadamente 78 milhões. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
A vacinação contra a influenza deverá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.