Para evitar que os munícipes com débitos tenham o fornecimento de água interrompido imediatamente, o Saae de Lucas do Rio Verde – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – implantou, em agosto deste ano, a Campanha Corte Amigo. O objetivo é conscientizar a população para o pagamento em dia das contas de água, evitando o corte.
Nesta campanha, moradores que possuem a partir de duas faturas em aberto podem ter o Corte Amigo realizado. Ele consiste na colocação de um adesivo de aviso, lacrando o registro de água, porém que pode ser retirado pelo munícipe a qualquer tempo, sem prejuízo no abastecimento. A medida é um alerta sobre a necessidade de quitação das faturas atrasadas.
Depois que o adesivo é colocado, o proprietário terá até seis dias para comparecer na sede da autarquia e realizar a regularização dos débitos. Caso o morador não regularize a situação no período estipulado, terá a interrupção do fornecimento de água, desta vez não sendo possível romper o lacre para reabrir o registro. Segundo o Saae, o munícipe tem até 60 dias para fazer o pagamento da primeira fatura vencida, antes que o corte ocorra.
A autarquia apontou que, desde o início da campanha, foram colocados adesivos 103. Deste número, apenas 47 cortes foram efetivamente realizados, ou seja, tiveram o fornecimento interrompido. Graças ao prazo, houve uma redução de 54% nos cortes de água efetivos.
“Se não fosse o Corte Amigo, dando seis dias úteis para pagamento das faturas pendentes, teríamos 100% dos cortes, que não dariam oportunidade para os consumidores regularizarem suas pendências junto a autarquia”, explicou Marcos Woicichoski, supervisor da Tributação do Saae.
Ele ressalta ainda que a campanha evita que o consumidor pague a mais com taxas de serviços de religação, além de evitar que a fiscalização retorne ao local para religar a água, gerando economia com combustível, com lacre e a hora de trabalho do servidor.
A partir deste projeto, o morador fica ciente da dívida e tem tempo para realizar a quitação dela, evitando que fique sem água.
“O Corte Amigo se mostra muito eficaz. Hoje o consumidor não tem mais que passar por essa experiência do corte efetivo. Nossa meta até o próximo ano, primeiro trimestre do ano que vem, é atingir pelo menos 70% na diminuição dos cortes efetivos. Quem ganha muito com isso é o consumidor”, destacou Marcos.