A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde recebeu, nesta quarta-feira (10), o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), em cerimônia realizada no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) em Cuiabá. Esta é a segunda vez consecutiva que o Legislativo luverdense alcança o mais alto nível de reconhecimento do programa, com um índice de 98,05%, consolidando-se como uma das instituições mais transparentes do estado.
O presidente da Casa, vereador Airton Callai, destacou a importância do reconhecimento. “Hoje é um dia muito especial. Lucas do Rio Verde, através da Câmara Municipal, recebe o selo diamante. Quer dizer, nós somos os melhores avaliados dentro do Estado do Mato Grosso. É o selo de transparência, é o selo de compromisso que nós temos com toda a sociedade em fazer a Câmara cada vez melhor, cada vez mais inclusiva e cada vez mais acessada por todos os luverdenses”, afirmou.
“Estamos todos aqui reunidos para essa importante condecoração, que é o Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo que a nossa Casa recebe. E nós estamos aqui reforçando o nosso comprometimento cada vez mais numa gestão transparente, numa gestão firme, com propósito para o munícipe de Lucas do Rio Verde”, complementou a vice-presidente, vereadora Nadir Santana.
O vereador Gilson Urso também enfatizou o caráter coletivo da premiação e agradeceu o empenho dos servidores. “Estamos aqui para receber o selo diamante pelo segundo ano, pelo trabalho transparente que estamos fazendo. É o reconhecimento do serviço público que vem sendo realizado dentro da Câmara e temos que agradecer muito os servidores que vêm trabalhando também em parceria com os vereadores”.
A cerimônia do TCE-MT premiou 124 instituições estaduais, sendo 54 com o Selo Diamante, 48 com Ouro e 22 com Prata. A conquista da Câmara de Lucas do Rio Verde reflete um trabalho contínuo de aprimoramento da gestão da informação pública, que incluiu a manutenção rigorosa das publicações obrigatórias e investimentos em melhorias no portal institucional para tornar os dados mais acessíveis e compreensíveis à população. O PNTP avalia anualmente os órgãos públicos com base em 130 critérios técnicos, e o índice médio nacional de transparência subiu de 63,94% em 2024 para 66,60% em 2025.



















