A Câmara de Lucas do Rio Verde aprovou requerimento e instalou uma nova CPI na Casa de Leis. A nova Comissão Parlamentar de Inquérito quer apurar a recuperação de trecho da MT 449, no trecho conhecido como Avenida das Indústrias.
Durante a formação da comissão, houve um pequeno impasse entre os vereadores. Pela proporcionalidade, Cidadania e Republicanos têm cadeira em qualquer comissão da Casa. Para a terceira vaga, Noel Dias (União Brasil) indicou Gilson Fermino, o Urso (DC). O vereador Zulu (PTB) então indicou Zinho (PP). Depois de alguns debates, o presidente da Câmara, Daltro Figur, optou pela inclusão de dois nomes. Além de Zinho, também comporá a comissão o vereador Noel Dias.
Com isso, a comissão será formada por Wlad Mesquita (Republicanos), Ideiva Foletto (Cidadania), Gilson Fermino, Noel Dias e Zinho.
Investigação
“Abrimos a CPI pra nós investigarmos, não o Executivo, mas sim a empresa que está prestando serviço pra prefeitura. Então nós como vereador temos que fiscalizar sim. Não estamos dizendo que ‘fulano de tal’ está errado ou a empresa está errada ou o Executivo. Mas nós temos que fiscalizar, porque já virou uma novela essa 449”, pontuou o vereador Ademilson Pereira, o Zinho.
“Eu acho que é importante. É uma prerrogativa do vereador, quando ele tiver dúvida, e não tem problema nenhum fazer CPI. Eu acho bom que todos os vereadores se envolvam nisso aí”, opinou o presidente da Câmara de Vereadores, Daltro Figur.
Em relação ao número de membros, Figur mencionou que o número mínimo de membros da comissão é de 3 vereadores. “Nós poderíamos por nove vereadores também. É uma prerrogativa, mas tem que ser no mínimo 3. Então você escolhe e como tinham mais vereadores interessados, não tem problema nenhum. Quanto mais foice mais roçada”, observou.