A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (08) projeto de lei que autoriza o município a repassar recursos à Associação Luverdense de Natação (ALNA). Outros projetos também foram votados e aprovados pela Casa de Leis.
Durante a sessão a advogada, produtora rural e delegada da Aprosoja, núcleo de Lucas do Rio Verde, fez uso da Tribuna. Taisa Boton abordou a temática da moratória da soja, pedindo apoio da Câmara para conseguir que o assunto chegue ao Governo do Estado.
Entre os projetos aprovados, está o dispõe sobre a regulamentação da atividade de transporte coletivo particular de passageiros, sob o regime de fretamento. A lei desempenha um papel fundamental na promoção da segurança, qualidade e ordem no transporte de passageiros, contribuindo para o bem-estar e a satisfação da comunidade local.
Outro projeto aprovado é o que autoriza o município a firmar Termos de Cooperação com o Sistema Fecomércio Mato Grosso, por meio do Sistema de Serviço Social do Comércio (Sesc). Segundo o Executivo, autor do projeto, a iniciativa vem somar com a melhoria da qualidade de vida da população, otimizando a demanda de serviços que são ofertados através da Secretaria Municipal de Saúde.
Os vereadores ainda aprovaram projeto que autoriza o município a receber em cessão de uso uma plantadeira de hortaliças cedida pelo município de Itanhangá.
Também foi aprovado projeto que autoriza repasse a Associação Luverdense de Natação. O valor de R$ 331,4 permitirá que a entidade custeie a participação em eventos esportivos. A ALNA mantém o projeto Nós Podemos Nadar que atende cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes.
Indicações e moções
Durante a sessão, os vereadores também apresentaram indicações e moções de aplausos.
Por meio de indicação foi solicitada a revitalização da Praça da Bíblia, sugerida a cobertura de ciclovias com placas fotovoltaicas, construção de uma cobertura ao lado da capela mortuária, no cemitério Jardim da Paz, e a criação de programa municipal de orientação e capacitação de mães e pais de pessoas com transtorno do espectro autista.
Foram sugeridas Moção de Aplausos à Associação Luverdense dos Familiares, Amigos e Autistas (ALFAA) pela iniciativa de acolher, incentivar e promover a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida da pessoa autista, e à Manuelly Rio, pela dedicação nos esportes radicais, destacando o município através do BMX em campeonatos nacionais e internacionais.
Também foi apresentada Moção de Aplausos à Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde (AEA-LRV), pelo Agro Show Solidário do ano de 2024, bem como o Show da dupla Fernando e Sorocaba.