Os vereadores aprovaram em primeira e única votação, projeto que cria Programa de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher Luverdense. A matéria foi aprovada por unanimidade durante a sessão da Câmara de Lucas do Rio Verde nesta segunda-feira (12).
O projeto, de autoria dos vereadores Gilson Fermino (Urso) e Ideiva Foletto, quer valorizar o empreendedorismo feminino que está presente em vários setores da sociedade. Os autores pontuam que dos grandes desafios enfrentados pela mulher empreendedora, um deles é a falta de incentivo, além da escassez de recursos, burocracia e a falta de experiência.
Segundo os vereadores, atualmente existem 30 milhões de mulheres empreendendo e fazendo a diferença no Brasil. De 2018 até os dias atuais, este número quase quadruplicou e a tendência é que ele cresça cada vez mais.
“Quando se fala em empreendedorismo, não existem áreas ou campos de atuação mais ou menos promissores. O que existe são grandes ideias capazes de atenderem aos desejos e aos problemas de muitas pessoas, e é exatamente nesse ponto que as empreendedoras entram em ação. As mulheres são conhecidas pela sua veia empreendedora, possuem maior sensibilidade no trato com as pessoas, são criativas, determinadas e exercem liderança com profissionalismo, estando sempre atentas a evolução dos negócios”, exaltam os vereadores na justificativa do projeto.
O projeto segue à sanção do Executivo Municipal.
Outras matérias
Os vereadores ainda aprovaram projeto que institui o Programa Municipal de plantas medicinais aromáticas, condimentares e de fitoterápicos.
Durante os trabalhos os vereadores ainda votaram três Moções de Aplausos. Uma delas destaca a força tarefa voluntária de engenheiros, arquitetos e técnicos para a elaboração de todos os projetos do prédio da Defensoria Pública de Lucas do Rio Verde. Outra parabeniza a CDL do município pelos 15 anos de existência e inauguração de sede própria no município. A terceira destaca a atuação do servidor público Adércio Nogueira Neponoceno, que atua no setor de finanças da Prefeitura.
Também foram apresentadas três indicações, direcionadas às Secretarias de Segurança e Trânsito, de Obras e Infraestrutura, e de Saúde de Lucas do Rio Verde.