A Câmara de Vereadores aprovou hoje (07), em primeira e única votação, um projeto de lei que estabelece uma série de medidas para melhorar a segurança dos parques públicos de Lucas do Rio Verde. A proposta foi apresentada pelos vereadores Wlad Mesquita (Republicanos) e Wagner Godoy (União Brasil), e recebeu apoio unânime dos parlamentares.
O projeto tem como objetivo implementar medidas de monitoramento e conscientização nos parques públicos para prevenir casos de suicídio e também reduzir os índices de criminalidade. O Programa “Parques Seguros e Conscientes” prevê instalação de câmeras em pontos estratégicos, placas de conscientização sobre prevenção ao suicídio, capacitação de funcionários para identificar sinais de crises emocionais e situações de risco, e eventos educativos com foco em saúde mental.
Os autores dos projetos ressaltam que a instalação de câmeras não apenas ajudará a monitorar a segurança dos frequentadores, mas também permitirá que intervenções rápidas sejam realizadas em situações críticas. “As placas informativas servirão como um recurso importante para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e os recursos disponíveis para aqueles que precisam de ajuda. Acreditamos que estas medidas não só contribuirão para a prevenção de suicídios, mas também promoverão um ambiente mais seguro e acolhedor nos parques da nossa cidade”.
O projeto foi analisado em primeira e única votação a pedido do vereador Daltro Figur (União Brasil). Agora, segue para análise do prefeito Miguel Vaz (Republicanos). Se sancionado, ainda poderá ser regulamentado pelo Poder Executivo municipal.
Esse foi o único projeto na pauta da sessão ordinária nº 32 desta segunda-feira. Por outro lado, foram aprovadas quatro indicações, propostas pelos vereadores Daltro Figur, Wagner Godoy e Wlad Mesquita. A próxima sessão ordinária será na próxima segunda-feira (14).