Câmara aprova destinação de recursos a entidades de proteção animal

Daltro Figur destaca necessidade de flexibilização no controle de adoção de animais

Fonte: CenárioMT

feira permanente de adocao de caes sera realizada as quintas e sextas feiras
Arquivo Decom

A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovou durante sessão ordinária nesta segunda-feira (01.07) repasse financeiro para duas entidades de proteção animal que atuam no município, AMPARA e ALPATAS.

Durante a discussão do projeto, aprovado em única votação, o presidente em exercício da Câmara, Daltro Figur, destacou a importância do apoio às entidades, porém, ressaltou a necessidade de ajustes no processo de adoção de animais.

“Estamos destinando cerca de quatrocentos mil reais para cuidar dos animais, o que é louvável pelo serviço voluntário que realizam. Contudo, precisamos flexibilizar a doação desses animais. Não podemos transformar as entidades em depósitos de animais”, enfatizou Figur.

O debate surgiu após Figur realizar uma visita aos alojamentos das entidades em Sorriso, onde observou que muitos animais aguardam adoção devido a entraves burocráticos. “Recebemos denúncias de que pessoas idôneas estão sendo impedidas de adotar animais por questões administrativas. Isso precisa ser apurado”, afirmou o presidente.

Figur também mencionou a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso no processo de castração dos animais, utilizando serviços municipais para garantir a eficiência e transparência no uso dos recursos públicos destinados às entidades.

O presidente sugeriu convidar representantes das entidades para discutir possíveis melhorias no processo de adoção na próxima sessão da Câmara. A flexibilização proposta visa facilitar a adoção responsável e garantir que mais animais possam encontrar lares adequados, contribuindo para a redução do número de animais abandonados nas ruas do município.

A proposta de alteração no processo de adoção de animais pelas entidades será debatida pelos vereadores, com o objetivo de encontrar um equilíbrio entre a segurança dos animais e a eficiência na gestão dos recursos públicos destinados à proteção animal em Lucas do Rio Verde.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.