Cadastros para castração devem ter documentos anexados para validação, ressalta secretaria

Quem já se cadastrou tem até 16 de janeiro para enviar documentação pelo site

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cadastros para castracao devem ter documentos anexados para validacao ressalta secretaria
Ascom Prefeitura/ Luiz Henrique Fernandes

Os moradores de Lucas do Rio Verde que realizaram cadastro no site da Prefeitura para solicitar a castração de cães e gatos (machos e fêmeas) devem se atentar aos detalhes do pedido, que só será possível de ser validado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se todos os documentos solicitados forem anexados ao cadastro. A solicitação do procedimento deve ser feita exclusivamente no site da Prefeitura.

De acordo com a pasta, já foram feitos cerca de 400 cadastros, entretanto, muitos estão com pendências na documentação. Os munícipes têm até o dia 16 de janeiro para enviar todos os anexos solicitados, caso contrário terão o cadastro e solicitação invalidados.

É possível acompanhar o cadastro no site da Prefeitura, por meio do Portal Lucas Cidadão, para saber se foi aprovado.

Para ter acesso ao procedimento na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC), nesta fase inicial do projeto, é preciso se enquadrar em alguns critérios, são eles: proprietários ou tutores de cães e gatos com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais.

Os documentos obrigatórios são: 
• RG / CPF
• Comprovante de endereço
• Comprovante de renda
• Registro do Cadastro Único (CadÚnico)

O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas), através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021).

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto à Alpatas.

Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar.

O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604.

COMO FAZER O CADASTRO

No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site ou ainda na aba “Fala Cidadão”, do lado direito da tela. Em seguida, clicar na opção “Portal Lucas Cidadão”.

Ao ser redirecionado para a página “Portal Lucas Cidadão” clique em “Serviços” e depois em “Castração Cães e Gatos”. Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).

Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.

Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.