Será concluído em junho o processo de atualização do cadastro dos beneficiários do CadÚnico. O Cadastro Único é um serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ele é usado para obter informações sobre famílias de baixa renda e também é um requisito para diversos programas sociais.
O coordenador do programa de Lucas do Rio Verde, Raphael Piccinato, explicou que a atualização faz parte do processo de retomada, pelo Governo Federal, do programa Bolsa Família. Raphael disse que a principal mudança será no perfil de renda inicial dos beneficiários. “A partir de junho não existirá mais a questão de perfil de pobreza e extrema pobreza. Ficou definida uma faixa única de renda, de contemplação, no valor de R$ 218 e uma linha de proteção única também no valor de meio salário mínimo estabelecido”, explicou.
Conforme Piccinato, as famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil podem ficar tranquilas porque a transição acontecerá de forma automática. Existem alguns procedimentos de verificação durante o processo de atualização do CadÚnico. “(Haverá) uma espécie de limpeza, digamos assim, eliminar esses cadastros de forma irregular que estão inseridos hoje dentro do benefício, mas as famílias que já recebem permanecerão com o benefício normalmente”, disse.
Apesar da transição, o procedimento de pagamento permanece o mesmo, assim como a forma de saque e o aplicativo.
Beneficiários
De acordo com Piccinato, cerca de 2,3 mil famílias que residem em Lucas do Rio Verde receberam no último mês o Auxílio Brasil e devem permanecer no Bolsa Família.
O coordenador explicou que a atualização vai eliminar algumas irregularidades, como a omissão de informações na composição familiar e de renda, que estão entre os principais apontamentos.
“Existem também as condicionalidades que aí já vincula mais a questão de frequência escolar, acompanhamento de saúde, de vacinação de crianças, entre uma série de fatores”, disse.