Mais uma ação de proteção a fauna foi realizada na manhã de ontem, quinta-feira (14) pela equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar (13ªCBM) de Lucas do Rio Verde.
O Cabo BM Alexsandre Silva e o brigadista Rafael Fernandes realizaram o resgate de um porco-espinho (ouriço cacheiro) que ficou preso dentro da lavandeira de uma residência, no bairro Bandeirantes.
O animal certamente saiu de seu habitat e entrou na residência a procura por alimentos durante a madrugada. Pelo fato de ser um animal de pouca visão durante o dia, não conseguiu voltar para a região de mata.
Cabo Alexsandre orienta que é importante a população ao se deparar com esse tipo de animal, que chame a guarnição do Corpo de Bombeiros e evite tentar capturar.
O porco-espinho ou ouriço, como o próprio nome já diz, possui espinhos em todo seu corpo capazes de causar graves lesões.
Além disso, trata-se de um animal, que se não incomodado, não oferece risco.
“Vale ressaltar que todo animal silvestre só ataca para se defender ou quando se sente ameaçado. Além disso, é importante evitar contato, pois esses animais carregam uma carga viral ou bacteriana da própria natureza e que podem ser prejudiciais ao Ser Humano”, ressaltou o militar.
O Corpo de Bombeiros usa técnicas e equipamentos corretos para a captura de animais silvestres. Portanto, é importante que a equipe seja acionada para fazer a remoção da maneira mais segura, tanto para o animal, bem como para a pessoa que se deparou com o animal.