Bombeiros participam de simulado de evacuação e plano de emergência em Universidade de Lucas do Rio Verde

Exercício foi realizado em campus de instituição e contou com a participação de professores, funcionários e, aproximadamente, 1.200 alunos

Fonte: Assessoria

simulacao faculdade

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou nesta quarta-feira (21.08) de um exercício de simulação de evacuação e plano de emergência promovido pela Universidade La Salle, em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá). O simulado, realizado no campus da faculdade, contou com a participação de professores, funcionários e aproximadamente 1.200 alunos.

O procedimento teve início às 21h, quando o alarme de incêndio foi acionado, e foi feito o contato com os bombeiros, que chegaram ao local com um caminhão de combate a incêndio 5 minutos após o acionamento.

Os 12 brigadistas que estavam no local orientaram a evacuação de todas as pessoas presentes, e, em apenas quatros minutos, os estudantes, professores e funcionários deixaram os prédios e se posicionaram nos pontos de encontro.

Após a simulação, os bombeiros fizeram uma breve fala para os alunos e funcionários, ressaltando a importância da cultura preventiva contra incêndio e pânico, além de abordar os cuidados necessários com as medidas de segurança.

De acordo com o comandante da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM), capitão Gleiber de Campos Bertolazo, este tipo de iniciativa da universidade em promover exercícios de simulação e treinamento para situações de emergência é extremamente importante.

“Quando a cultura prevencionista está devidamente estabelecida, diminui-se a necessidade de realizar resgates de vítimas presas ou em locais de difícil acesso. Isso é fundamental para garantir a segurança de todos e a eficácia da resposta em situações reais de emergência”, afirmou o capitão.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.